Chamas em Gondomar ameaçam povoações de Montezelo e Altocentro

Chamas em Gondomar ameaçam povoações de Montezelo e Altocentro
| Norte
Porto Canal/Agências

As povoações de Montezelo e Altocentro, em Melres, concelho de Gondomar, estão ameaçadas pelas chamas do incêndio que começou na terça-feira em Penafiel, revelou à Lusa fonte dos bombeiros de Melres.

Ainda assim, prosseguiu a fonte, não foi ainda dada ordem para que as povoações sejam evacuadas.

A fonte explicou que, pelas 14h50, não havia vento a soprar na zona, mas que as chamas continuavam fortes.

Segundo o ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), pelas 14h55 este incêndio no distrito do Porto estava a ser combatido por 178 operacionais, apoiados por 47 viaturas e três meios aéreos.

A fonte deu ainda nota da presença da Cruz Vermelha em Melres, para a eventualidade de ser necessário socorrer ou transportar alguém doente.

Num ponto de situação feito aos jornalistas, às 12h15, o comandante dos bombeiros de Melres, Joel Castro, indicou que a zona de Vilarinho, no concelho de Gondomar, era a que causava mais preocupação.

“Temos uma acalmia dos ventos. Não temos uma hora prevista [para resolução total do fogo], mas estamos a caminhar para isso. Neste momento [os meios] são os ajustados à nossa ocorrência. O incêndio está muito disperso”, disse então Joel Castro.

Cerca das 12h30, de acordo com fontes da proteção civil local, este incêndio no distrito do Porto mantinha três frentes ativas: uma em Penafiel e duas em Gondomar.

+ notícias: Norte

Presidente da Maia diz que é "absurdo" usar terrenos da Petrogal para a expansão do Aeroporto do Porto

O presidente da Câmara da Maia diz que os terrenos da Petrogal não são uma boa ideia para a expansão do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. António Silva Tiago lembra que os terrenos da refinaria já têm outros projetos previstos.

Chega expulsa candidato autárquico suspeito de abuso sexual de crianças e pornografia

O Chega expulsou o militante e ex-candidato a uma junta de freguesia no concelho de Fafe nas últimas eleições autárquicas depois de este ter sido detido pela alegada prática de crimes de pornografia de menores e de abuso sexual de crianças agravado.

Defesa de Laplaine Guimarães diz que o cliente não ficou com dinheiro de contratos

A defesa de Alberto Laplaine Guimarães, um dos quatro detidos na operação “Lúmen”, que investiga alegados crimes económicos em contratos para a instalação de luzes de Natal, disse que o seu constituinte não ficou com dinheiro ilícito.