FC Porto: Nota positiva no primeiro teste. Crónica do jogo

FC Porto: Nota positiva no primeiro teste. Crónica do jogo
| Desporto
Porto Canal

O primeiro embate à porta aberta da temporada 2025/26 terminou com uma vitória do FC Porto no Estádio do Dragão (2-1). De regresso a casa mais de dois meses depois, os portistas deram a volta ao marcador contra o FC Twente em vésperas de se apresentarem frente ao Atlético de Madrid (3 de agosto, 19h00).

Sentado pela primeira vez no banco visitado, Francesco Farioli apostou em Diogo Costa, Martim Fernandes, Nehuén Pérez, Dominik Prpić, Zaidu, Alan Varela, Victor Froholdt, Gabri Veiga, Pepê, Borja Sainz e Samu de início e só o poste esquerdo da baliza Sul impediu um autogolo azul e branco logo ao nono minuto.

Os reforços Prpić, Froholdt, e Sainz já entusiasmavam as bancadas quando, após recuperação do dinamarquês em zona alta, Pepê ficou perto de abrir a contagem. Gabri Veiga, também ele a debutar no Dragão, acertou em cheio no ferro ao minuto 40 e acabou expulso aos 42, juntamente com Naci Ünüvar, numa altura em que as temperaturas elevadas também se faziam sentir dentro do campo.

Das cabines voltaram os mesmos dez vestidos com outro equipamento, o terceiro, e os forasteiros adiantaram-se por Mitchell van Bergen, o autor de um remate indefensável para Diogo Costa (0-1). Já com Eustáquio, Rodrigo Mora e William Gomes nos lugares de Forholdt, Pepê e Sainz, o brasileiro cortou da direita para o meio, fez estremecer a trave num tiro cruzado de longa distância e Samu encostou para dentro da baliza na recarga (1-1).

Alberto Costa estreou-se quando rendeu Martim Fernandes, Deniz Gül, João Moreira e Vasco Sousa fizeram o mesmo a Samu, Zaidu e Varela, William voltou a criar perigo aos 83 minutos e sofreu falta dentro da área adversária aos 89. Chamado à marca dos onze metros, o número 7 não tremeu e atirou para o fundo das redes neerlandesas (2-1).

+ notícias: Desporto

FC Porto: Francesco Farioli renova contrato

O ciclo continua e a ambição mantém-se: o FC Porto e Francesco Farioli acabam de prolongar contrato. Num momento crucial da época desportiva, Clube e treinador chegaram a acordo para manter a ligação nas próximas duas temporadas e meia, até 30 de junho de 2028.

FC Porto: Diogo Costa eleito Guarda-Redes do Mês da Liga Portugal

O Melhor Guarda-Redes do futebol português em dezembro chama-se Diogo Costa e veste de azul e branco. Peça basilar no plantel de Francesco Farioli, o capitão do FC Porto arrecadou a última distinção de 2025 num período em que o FC Porto manteve a liderança isolada da prova.

FC Porto: Jan Bednarek eleito Melhor Defesa da Liga pelo quarto mês consecutivo

Jan Bednarek é o Melhor Defesa da Liga Portugal há quatro meses consecutivos. Recrutado na Premier League no mercado de verão, o internacional polaco já tinha sido eleito Defesa do Mês do campeonato em setembro, outubro e novembro e acaba de juntar o prémio referente a dezembro à contabilidade pessoal.