Mais de 60 concelhos de 11 distritos em perigo máximo de incêndio

Mais de 60 concelhos de 11 distritos em perigo máximo de incêndio
| País
Porto Canal/Agências

Mais de 60 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Faro estão esta sexta-feira em perigo máximo de incêndio, segundo o IPMA, que prevê um agravamento nos próximos dias.

Vários concelhos do interior norte e centro e Algarve estão ainda em perigo muito elevado de incêndio rural e as restantes regiões do continente em perigo elevado, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O perigo de incêndio rural vai começar a aumentar ao longo da dos próximos dias e pelo menos até ao final da próxima semana.

Este perigo, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa do tempo quente, o IPMA emitiu aviso amarelo para Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Beja e Portalegre entre as 09h00 desta sexta-feira e as 00h00 de domingo e para os restantes distritos do continente (11) entre as 09h00 de sábado e as 00h00 de domingo.

O aviso amarelo é emitido quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para esta sexta-feira no continente céu geralmente limpo, vento fraco a moderado de leste/nordeste, soprando por vezes forte nas terras altas e subida de temperatura, em especial no litoral oeste.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 11 graus Celsius (na Guarda) e os 22 (em Faro e Beja) e as máximas entre os 26 (em Viana do Castelo) e os 37 (em Beja).

+ notícias: País

Rui Moreira vai ser o próximo embaixador de Portugal na OCDE

O ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, vai ser o próximo embaixador de Portugal na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), adiantou à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

PM vai apresentar “na próxima semana” PTRR a Seguro e conta com “todos os partidos”

O primeiro-ministro afirmou esta sexta-feira que deverá apresentar “na próxima semana” as linhas gerais do PTRR ao Presidente da República eleito, António José Seguro, e disse esperar contar com “todos os partidos” para o seu desenho e aprovação.

IL, Livre e PCP apontam insuficiências ao plano apresentado pelo Governo

IL, Livre e PCP apontaram insuficiências às linhas gerais do programa “Portugal Transformação, Recuperação e Resiliência” (PTRR) apresentado esta sexta-feira pelo Governo para responder ao temporal, nomeadamente a repetição de planos já anunciados.