Viana do Castelo com jornadas para debater oportunidades da Serra d' Arga

Viana do Castelo com jornadas para debater oportunidades da Serra d' Arga
Foto: Serradarga.pt
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Viana do Castelo realiza, a 19 e 20 de julho, as I Jornadas de Montanha, com a Serra d’ Arga “no centro do debate sobre desafios e oportunidades destes territórios”.

“Este evento pioneiro apresenta uma intensa e diversificada agenda de atividades que visam demonstrar como os valores naturais, o património, a paisagem e a identidade local podem ser valorizados na competitividade dos espaços de montanha e na consolidação de uma oferta turística diferenciada e sustentável”, explica o município, em comunicado.

De acordo com a câmara, “mais do que um evento pontual, as jornadas inauguram uma plataforma contínua de diálogo, inovação e ação em torno da Serra de Arga e do seu vasto património”.

No dia 19 de julho, entre as 09h00 e as 16h30, decorre o encontro Serra de Arga - Diálogos sobre o Futuro, “que pretende constituir um espaço de reflexão e debate multidisciplinar entre investigadores, técnicos e agentes locais”.

O debate vai centrar-se em dois temas: A Serra Como Património: (Re)Conhecer Para Valorizar e a Multifuncionalidade dos Espaços de Montanha.

“Através da participação ativa de universidades, organismos públicos, associações locais e entidades supramunicipais, este encontro posiciona-se como um catalisador de projetos, redes de colaboração e políticas públicas que reconhecem o papel estratégico da montanha na agenda climática, na revitalização das economias locais e no combate à desertificação demográfica”, observa a Câmara.

O programa inclui ainda atividades de natureza, desporto e cultura, como o trilho Interpretativo pelo Geossítio das Cascatas da Ferida Má, oficinas de gastronomia tradicional, experiências equestres, um circuito NGPS (BTT com navegação por GPS), e “música tradicional em novas linguagens”.

Paralelamente, realiza-se a Festa da Broa e do Chouriço, uma mostra de sabores e produtos regionais com mais de 30 anos, promovida pela Junta de Freguesia de São Lourenço da Montaria com a colaboração da comunidade.

Está ainda agendada a exibição de cinema documental ao ar livre, com o evento MONTARIA.13 – Documentário e Património Rural, promovido pela AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual.

+ notícias: Norte

Metro do Porto candidata linhas de Gondomar e da Trofa a financiamento

A Metro do Porto candidatou a financiamento do programa Sustentável 2030 as ligações de metro a Gondomar e de metrobus à Trofa, anunciou o presidente da empresa de transportes, Emídio Gomes.

Aldeia de Vila Pouca de Aguiar aquecida por biomassa em projeto fronteiriço

As obras para aquecimento de casas da aldeia de Tresminas, em Vila Pouca de Aguiar, através de uma central de biomassa que reaproveita sobrantes da limpeza da floresta, vão arrancar e inserem-se num projeto-piloto transfronteiriço, foi anunciado.

Auroras boreais registadas em Portugal após grande tempestade solar atingir Terra

Uma grande tempestade solar começou a atingir a Terra na segunda-feira e pode causar interrupções nas redes de energia e satélite, alertaram as autoridades meteorológicas dos EUA, além de produzir auroras boreais, incluindo em Portugal.