Em Matosinhos já se perfilam seis candidatos à câmara liderada pelo PS

Em Matosinhos já se perfilam seis candidatos à câmara liderada pelo PS
Foto: CM Matosinhos
| Política
Porto Canal/Agências

A três meses das eleições autárquicas, o concelho de Matosinhos, que foi sempre liderado pelo PS à exceção do mandato 2013–2017, em que esteve sob a presidência de um independente ex-socialista, tem já seis candidatos anunciados.

Atualmente, a Câmara de Matosinhos, no distrito do Porto, é presidida pela socialista Luísa Salgueiro, que se recandidata a um terceiro e último mandato.

Luísa Salgueiro, de 57 anos, jurista, que também assume a presidência da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), referiu que este mandato é de continuidade e que uma das suas prioridades é investir na habitação, nomeadamente em cooperativas, desafiando o Governo a fazer no concelho uma experiência piloto neste domínio.

Já o PSD voltou a apostar no advogado Bruno Pereira, de 40 anos, vereador, para acabar com a hegemonia socialista no concelho e fomentar uma nova geração de cooperativas habitacionais e habitação municipal para arrendar a funcionários públicos deslocados.

Do lado do Chega, o candidato escolhido é António Parada, de 57 anos, diretor técnico, que é ex-socialista e vereador independente e que, agora, se propõe combater a corrupção e fazer uma boa gestão dos dinheiros públicos.

A aposta da CDU volta a recair, pela quarta vez, no assessor de imprensa e atual vereador José Pedro Rodrigues que, nos dois mandatos anteriores, assumiu os pelouros dos Transportes e Proteção Civil, e que está agora apostado em melhorar as redes dos transportes públicos e em criar novas soluções para a habitação.

O BE tem como cabeça de lista o ex-presidente do grupo parlamentar do BE Pedro Filipe Soares, que aponta como objetivo resolver as questões da habitação que são “um problema gritante”, sobretudo neste concelho.

A Iniciativa Liberal (IL) apresenta-se com o economista Filipe Garcia, de 50 anos, que propõe uma governação mais eficaz e transparente, focada na qualidade de vida, segurança, criação de oportunidades e gestão responsável dos recursos públicos".

Em 2021, o PS ganhou as eleições autárquicas em Matosinhos com 30.373 votos (43,62%) e conquistou sete mandatos, a coligação PSD/CDS obteve 12.015 votos (17,25%) e dois mandatos (entretanto um passou a independente), o movimento António Parada, SIM! 6.873 votos (9,87%) e um mandato e a CDU 4.580 votos (6,58%) e um mandato.

Tal como no executivo, o PS também detém a maioria na Assembleia Municipal de Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos foi sempre liderada pelo PS à exceção do mandato de 2013 a 2017, em que foi presidida pelo independente Guilherme Pinto que, nessa altura, se desfiliou do PS.

De acordo com o portal Pordata e o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), em 2023 residiam neste concelho, com 62,42 quilómetros quadrados, 179.558 habitantes, número que tem vindo a aumentar desde 2020.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.