Projetos de reabilitação ribeirinha financiados em 10,2 milhões de euros em Águeda

Projetos de reabilitação ribeirinha financiados em 10,2 milhões de euros em Águeda
Foto: Turismo Centro de Portugal
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Águeda tem já garantido o financiamento de 10,2 milhões de euros para projetos nas zonas ribeirinhas, revelou a autarquia.

O desassoreamento da Pateira de Fermentelos, a intervenção nos rios de Águeda e a renaturalização do Rio Vouga e do Marnel encontram-se entre os projetos abrangidos, de acordo com uma nota municipal.

“A Câmara Municipal de Águeda conseguiu a garantia de financiamento para vários projetos com intervenção nas zonas ribeirinhas do concelho e que totalizam um apoio, ao abrigo de diferentes programas europeus, na ordem dos 10,2 milhões de euros”, refere a nota.

Segundo o texto, o valor maior é de 4,5 milhões de euros e respeita ao projeto da dragagem da Pateira de Fermentelos.

“Trata-se de uma intervenção ambiental de grande importância que decorre no âmbito da nova entidade regional “Ria Viva”, sucessora da sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro”, sublinha.

O projeto representa uma intervenção “abrangente, essencial para a saúde ecológica da Pateira e para a valorização ambiental, social e económica da região”.

Com a Declaração de Impacte Ambiental aprovada, o arranque da obra deverá ocorrer ainda este ano.

“Estão preparadas todas as peças procedimentais para avançarmos com o concurso público”, declarou o presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida.

A intervenção na Pateira deverá reduzir o assoreamento e melhorar a qualidade da água, bem como eliminar os jacintos-de-água, em complemento com o trabalho da nova ceifeira aquática, recentemente adquirida pela autarquia.

O município de Águeda integra também a nova fase do “Projeto LIFE”, designado de LIFE Revive, que terá um financiamento de mais de quatro milhões de euros, sucede ao LIFE Águeda, decorrerá durante cinco anos e terá uma intervenção nos rios de Águeda.

Sob a coordenação da Universidade de Évora, o LIFE Revive abrange, além do município de Águeda, Mora, Arcos de Valdevez, Figueiró dos Vinhos e Ponte de Lima, e ainda a Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e a Aqualogus.

No âmbito do projeto LIFE Revive, estão programadas intervenções nos rios Águeda, Alfusqueiro, Vouga e Cértima, incidindo sobre as alterações nos rios causadas por barragens, dragagens ou outras obras.

+ notícias: Norte

Médico quer criar em Portugal associação dedicada a tumores do fígado

O médico moçambicano Hipólito Mussagy quer criar uma associação de doentes para ajudar quem sofre de carcinoma hepatocelular, “doença silenciosa considerada quase incurável” e que o próprio sofreu, encontrando-se em vigilância no Hospital São João, no Porto.

Jovem acusado de instigar massacres no Brasil começa a ser julgado na Feira

Um jovem acusado de ter instigado massacres em escolas no Brasil, incluindo um em que morreu uma adolescente, vai começar a ser julgado esta quinta-feira no Tribunal da Feira, no distrito de Aveiro.

Sindicato acusa ULS Entre Douro e Vouga de incumprimentos salariais

O Sindicato dos Médicos do Norte (SMN) acusou esta quinta-feira a ULS Entre Douro e Vouga de não pagar atempadamente aos médicos internos de formação geral, situação que a instituição atribui a um período “muito concentrado” de processamento de salários.