Dezanove desempregados de Penafiel vão criar os seus postos de trabalho

| Norte
Porto Canal / Agências

Penafiel, 10 jul (Lusa) - Dezanove pessoas em situação de desemprego, moradoras em Penafiel, vão criar o seu posto de trabalho, no âmbito de projetos empresariais desenvolvidos com o apoio da autarquia local, disse hoje à Lusa fonte municipal.

Segundo o vereador Antonino Sousa, todos os projetos selecionados no contexto da ação 'Impulso ao Empreendedorismo' cumpriram "um conjunto de exigências financeiras e económicas, reunindo todas as condições para poderem ser implementados".

"Essas pessoas, que tiveram a ideia e apresentaram o projeto, têm oportunidade de sair do desemprego e iniciar uma nova fase da sua vida, como poderão também, por via destes projetos empresariais, criar outros postos de trabalho", assinalou o autarca.

Preparação de refeições ao domicílio, produção de morangos em estufa, certificação energética, cultura de chás, apoio domiciliário a idosos, medicina veterinária, hotelaria, limpeza florestal, turismo rural, confeção artesanal de roupa e oficina móvel de reparação de viaturas são alguns dos negócios selecionados.

Ao longo dos últimos meses, cerca de duas dezenas de desempregados do concelho, com uma média de 36 anos de idade, separados em dois grupos, participaram em ações de formação, com o objetivo de preparar projetos de empreendedorismo.

O programa, que foi acompanhado e avaliado por especialistas contratados pela autarquia, incluiu o desenvolvimento das ideias e planos de negócio, formação em matérias de gestão empresarial e consolidação do plano de marketing.

Algumas ideias de negócio já estão a ser postas em prática e outras poderão avançar se garantirem microcrédito, processo que também está a ser apoiado por este programa.

Em setembro, vai iniciar-se mais uma ação de formação, idêntica às que terminaram agora, mas que terá como público-alvo específico as mulheres em situação de desemprego residentes em Penafiel.

"Dentro do problema grande que é o desemprego, ele é particularmente grave para os jovens e para as mulheres. Por isso, criámos dinâmicas específicas para essas circunstâncias", assinalou o autarca.

Esta ação está incluída no lote de 27 medidas do Plano Solidário que a autarquia tem desenvolvido nos últimos meses para atenuar o impacto da crise económica no concelho, sobretudo o desemprego.

Em matéria de empregabilidade, o vereador Antonino Sousa destacou também a ação "Impulso jovem", desenvolvida em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional, a qual vai permitir a 300 jovens a integração no mercado de trabalho.

"Aquilo que pretendemos com estes nossos contributos, com estas medidas de âmbito municipal, é minorar este terrível flagelo que é o desemprego, que tanto nos preocupa", acentuou ainda o autarca.

APM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.