Laurie Anderson na nova temporada do Teatro Municipal do Porto que faz “forte aposta” na música
Porto Canal/Agências
A nova temporada do Teatro Municipal do Porto arranca em setembro com uma programação que faz uma “forte aposta” na música e com vários espetáculos de dança contemporânea e teatro, anunciou esta quinta-feira a empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto.
A nova temporada traz até aos palcos da cidade dois concertos da norte-americana Laurie Anderson e também a estreia de “José Afonso, ao vivo nos Coliseus, 1983”, revisitação dos derradeiros concertos do compositor português, por Gonçalo Amorim.
Ainda na programação musical, colocada em destaque nesta nova temporada, há a apresentação de um projeto colaborativo da dupla Raül Refree & Niño de Elche, a performance musical “WonderLandi” de Lander Patrick, o concerto comentado “Não se canta à mesa”, de Ana Madureira & Vahan Kerovpyan, e mantêm-se os concertos mensais do ciclo Understage.
O 'tiro de partida' da temporada 2025/2026, que vai apresentar um total de 33 espetáculos até ao final de dezembro, é dado a 19 de setembro com “NÔT”, de Marlene Monteiro Freitas, que se estreia no próximo sábado, na abertura do Festival de Avignon, numa edição que tem a coreógrafa cabo-verdiana como artista cúmplice.
No mesmo mês, no dia 27, há a estreia nacional de “asses.masses”, de Patrick Blenkarn & Milton Lim, um “espetáculo com quase oito horas, um videojogo personalizado e concebido para ser jogado ao vivo pelo público”, informou a empresa municipal em comunicado.
Em outubro é apresentado o espetáculo “Amores Perros (Parte 1)”, das codiretoras da Plataforma UMA. No mesmo mês, Joana Magalhães e Mafalda Lencastre & Lígia Soares estreiam dois espetáculos, a performance “Matilha” e a peça “UNDERDOG”.
Em novembro é apresentado “umuko”, de Dorothée Munyaneza / Cie Kadidi, produção para a qual foram convidados jovens artistas, poetas, dançarinos e músicos de Rwanda para contarem histórias através do corpo, da poesia, da música e do canto.
Novembro é também o mês dos dois concertos exclusivos em Portugal de Laurie Anderson, com a SexMob, no novo espetáculo “X²”, e de “José Afonso, ao vivo nos Coliseus, 1983”, "uma abordagem contemporânea inspirada no Gig Theatre, forma híbrida que funde energia dos concertos ao vivo com a narrativa teatral", numa reinterpretação de Gonçalo Amorim do Teatro Experimental do Porto.
No mês de dezembro, Marco da Silva Ferreira estreia “F*cking Future”, uma “exploração instigante e coreográfica de temas como militância e militarização, virilidade e violência, e a complexa interligação entre sistemas patriarcais e afetos”.
O Auditório do Campo Alegre volta a ser palco das Quintas de Leitura e há três sessões programadas: a 2 de outubro, a sessão “Não há melhor lugar para meditar do que a cauda de um tufão”, sobre a obra de Jorge Sousa Braga; a 6 de novembro, “Uma criança desenhou uma nuvem e começou a chover”, e a 18 de dezembro, “O futuro de Portugal depende de dez homens e de um bom guarda-redes."
Citado pelo comunicado de anúncio da nova temporada, o diretor artístico da direção de artes performativas da Ágora, Drew Klein, afirma que "o programa não é tranquilo, porque o Porto não é uma cidade de temperamento recatado."
Segundo Drew Klein, "estes meses estão repletos de jogadas ousadas, grandes ideias e gestos enfáticos – alimentados por um espírito há muito enraizado na alma da cidade", com "artistas cujas criações demonstram a possibilidade de a arte despertar algo vital na sociedade.”
A relação do Teatro Municipal com as estruturas do Porto também se mantém, acrescenta o comunicado, "com as portas abertas a festivais como o FIMP – Festival Internacional de Marionetas do Porto, assim como as parcerias com a Medeia Filmes, a Instável – Centro Coreográfico, no ciclo Palcos Instáveis, com Amplificasom, Lovers&Lollypops e Matéria Prima no Understage."
A programação integral pode ser consultada no 'site' do Teatro Municipal do Porto.
