Greve na Novadis com adesão de 65% a 70% sobretudo na plataforma do Norte
Porto Canal/Agências
A greve na Novadis registou uma adesão de “65% a 70%” sobretudo na plataforma do Norte, segundo fonte sindical, enquanto a empresa de distribuição da Sociedade Central de Cervejas aponta uma adesão média de 0,4% do total de trabalhadores.
De acordo com João Paulo Carvalho, do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (Sintab), “metade dos camiões não saíram para a rua”, pelo que “muitos clientes tiveram que ir buscar as encomendas ao armazém”.
Segundo o dirigente sindical, na plataforma do Canelas, Vila Nova de Gaia, aderiram à greve de oito dias - que decorre desde o passado dia 18 e termina esta quarta-feira - “13 a 14 pessoas entre 24”.
Contactada pela agência Lusa, fonte oficial da Novadis contrapôs que o protesto "registou uma adesão média correspondente a 0,4% do total de colaboradores da Novadis".
Parte integrante do grupo SCC (Sociedade Central de Cervejas e Bebidas), controlado pelo grupo cervejeiro Heineken, a Novadis é responsável pela distribuição, assistência técnica e vendas das marcas do grupo a nível nacional, nomeadamente da cerveja Sagres.
Os trabalhadores da Novadis contestam o facto de a empresa ser a única do grupo no qual não é aplicado o Acordo Coletivo de Trabalho da SCC-Heineken, acusando ainda a administração de "rejeitar discutir o seu caderno reivindicativo apresentado pelo Sintab”, que reclama, entre outros aspetos, aumentos salariais.
