Greve na Novadis com adesão de 65% a 70% sobretudo na plataforma do Norte

Greve na Novadis com adesão de 65% a 70% sobretudo na plataforma do Norte
| Porto
Porto Canal/Agências

A greve na Novadis registou uma adesão de “65% a 70%” sobretudo na plataforma do Norte, segundo fonte sindical, enquanto a empresa de distribuição da Sociedade Central de Cervejas aponta uma adesão média de 0,4% do total de trabalhadores.

De acordo com João Paulo Carvalho, do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (Sintab), “metade dos camiões não saíram para a rua”, pelo que “muitos clientes tiveram que ir buscar as encomendas ao armazém”.

Segundo o dirigente sindical, na plataforma do Canelas, Vila Nova de Gaia, aderiram à greve de oito dias - que decorre desde o passado dia 18 e termina esta quarta-feira - “13 a 14 pessoas entre 24”.

Contactada pela agência Lusa, fonte oficial da Novadis contrapôs que o protesto "registou uma adesão média correspondente a 0,4% do total de colaboradores da Novadis".

Parte integrante do grupo SCC (Sociedade Central de Cervejas e Bebidas), controlado pelo grupo cervejeiro Heineken, a Novadis é responsável pela distribuição, assistência técnica e vendas das marcas do grupo a nível nacional, nomeadamente da cerveja Sagres.

Os trabalhadores da Novadis contestam o facto de a empresa ser a única do grupo no qual não é aplicado o Acordo Coletivo de Trabalho da SCC-Heineken, acusando ainda a administração de "rejeitar discutir o seu caderno reivindicativo apresentado pelo Sintab”, que reclama, entre outros aspetos, aumentos salariais.

+ notícias: Porto

Executivo do Porto aprova transformar Lipor em empresa local intermunicipal

O executivo municipal da Câmara do Porto aprovou, por unanimidade, a transformação da Associação de Municípios Lipor, gestora dos resíduos de oito municípios, numa empresa local de natureza intermunicipal e aprovou os novos estatutos.

Câmara do Porto aprova recomendação para munícipes serem informados sobre abates de árvores

O executivo da Câmara do Porto aprovou uma recomendação do PS para que seja colocado um “painel informativo” no local sempre que os serviços municipais decidam abater uma árvore e que essa operação não se revele urgente.

Detido padrasto por suspeita de abuso sexual de enteadas no Porto

Um homem de 43 anos foi detido por suspeita de abusar sexualmente das duas enteadas, no Porto, desde 2020, sendo que à data as vítimas tinham 13 e 8 anos, anunciou a Polícia Judiciaria.