Alunos da FEUP criam protótipo de embarcação de competição movida a energia solar

Alunos da FEUP criam protótipo de embarcação de competição movida a energia solar
| Porto
Porto Canal/ Agências

O primeiro protótipo de uma embarcação de competição movida a energia solar da FEUP Academic Solar Team (FAST) vai ser apresentado na quinta-feira, no Auditório José Carlos Marques dos Santos, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Segundo a FEUP, “com um sistema de transmissão sem engrenagens, estruturas ‘sandwich’ em cortiça e fibra de linho, e ainda adoção de hodrofoils, o Atlântico é um projeto assente numa missão que alia inovação à sustentabilidade, através do desenvolvimento de uma embarcação de competição movida a energia solar”.

“Esta é a segunda equipa em Portugal a desenvolver este conceito de embarcação, e a primeira da zona norte do país, e competirá, já neste verão, em setembro, nas provas europeias da modalidade. Antes disso, em agosto, a FEUP Academic Solar Team levará a cabo uma demonstração das capacidades do protótipo nas águas do mar do Porto de Leixões.

A FEUP Academic Solar Team é um projeto que envolve estudantes de vários cursos de engenharia da FEUP e que “pretende motivar e demonstrar que a mudança do setor do transporte marítimo para soluções mais sustentáveis é viável”.

+ notícias: Porto

Executivo do Porto aprova transformar Lipor em empresa local intermunicipal

O executivo municipal da Câmara do Porto aprovou, por unanimidade, a transformação da Associação de Municípios Lipor, gestora dos resíduos de oito municípios, numa empresa local de natureza intermunicipal e aprovou os novos estatutos.

Câmara do Porto aprova recomendação para munícipes serem informados sobre abates de árvores

O executivo da Câmara do Porto aprovou uma recomendação do PS para que seja colocado um “painel informativo” no local sempre que os serviços municipais decidam abater uma árvore e que essa operação não se revele urgente.

Detido padrasto por suspeita de abuso sexual de enteadas no Porto

Um homem de 43 anos foi detido por suspeita de abusar sexualmente das duas enteadas, no Porto, desde 2020, sendo que à data as vítimas tinham 13 e 8 anos, anunciou a Polícia Judiciaria.