Vítor Parati é candidato do PAN à Câmara de Valongo

Vítor Parati é candidato do PAN à Câmara de Valongo
Foto: PAN Valongo
| Norte
Porto Canal / Agências

Vítor Parati, de 57 anos, presidente da Associação Movimento Terra Solta e Coordenador do Núcleo do Porto da Associação Nacional do Ambiente, é o candidato do PAN à Câmara de Valongo.

“Em Valongo nasci, cresci, trabalho e luto todos os dias por um concelho mais justo, mais verde e mais humano”, afirma o candidato autárquico.

Na página oficial do Facebook do PAN Valongo, Vítor Parati defende que “é tempo de dar voz às pessoas comuns - às que sujam as mãos para construir um mundo mais limpo e mais solidário”.

“Apresento-me como candidato ao Município de Valongo, com a mesma entrega e coerência com que sempre vivi o ativismo e o serviço à comunidade”, afirma o candidato, que diz ser apelidado “como o maior plantador de oxigénio do distrito do Porto”

Membro da atual Assembleia Municipal de Valongo, Vítor Parati é também o atual porta-voz concelhio do PAN e comissário político distrital.

“Fui candidato às eleições autárquicas de 2021 no concelho de Valongo e candidato à Assembleia da República nas eleições de 2022, 2024 e 2025. Participei como delegado nos congressos do PAN de 2021 e 2023”, afirma.

É também presidente da Associação Movimento Terra Solta, desde 2019, uma quinta pedagógica que promove a agricultura biológica, a educação ambiental e o intercâmbio de culturas e saberes.

Foi coordenador da Associação Mãos à Obra Portugal, onde organizou ações de voluntariado, desde 2014 até 2020. Atualmente, faz parte da IRIS - Associação Nacional do Ambiente, como membro da Direção Nacional e coordenador do Núcleo do Porto.

“O voluntariado é algo que está na minha génese. Sou voluntário e colaborador do projeto FUTURO das 100 Mil Árvores, desde 2013, ajudando a reflorestar bosques nativos, desde a sementeira, e a sensibilizar para a biodiversidade dos mesmos”, refere.

Foi através de projetos como este que diz já ter plantado “milhares de árvores”.

Entre outras iniciativas ambientais e sociais, organiza também ações de limpeza de florestas, rios e praias, envolvendo regularmente cidadãos em causas ambientais locais.

“Sou defensor dos animais em Valongo, atuando no terreno e angariação de alimentos para o Movimento de Defesa às Matilhas e Colónias de Valongo. Sou voluntário na Organização Helpo na angariação de material escolar para as crianças de Moçambique e Guiné Bissau e pertenço ao banco de voluntariado da Câmara Municipal de Valongo onde fui mentor de seniores na iniciação às novas tecnologias”, acrescenta.

A sua experiência profissional desenrola-se nas áreas da construção civil e limpeza urbana, tendo já sido emigrante em países como Espanha, Inglaterra e Alemanha.

O executivo do município de Valongo é formado por seis elementos do PS e três da coligação PSD/CDS-PP.

As eleições autárquicas deverão ocorrer entre setembro e outubro.

+ notícias: Norte

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.

PS de Gaia propõe repor apoio ao passe dos idosos e transmissão das reuniões de câmara

Os vereadores do PS em Gaia vão propor, numa reunião extraordinária a seu pedido, a reposição do apoio aos passes dos idosos e a transmissão 'online' das reuniões do executivo, segundo requerimentos a que a Lusa teve acesso.

Presidente da ULS Santo António no Porto julgado no Tribunal de Contas em abril

O presidente da Unidade Local de Saúde de Santo António, no Porto, e membros do conselho de administração vão ser julgados no Tribunal de Contas em abril por alegadas irregularidades na contratação de serviços, segundo página oficial do tribunal.