Vítor Parati é candidato do PAN à Câmara de Valongo

Porto Canal / Agências
Vítor Parati, de 57 anos, presidente da Associação Movimento Terra Solta e Coordenador do Núcleo do Porto da Associação Nacional do Ambiente, é o candidato do PAN à Câmara de Valongo.
“Em Valongo nasci, cresci, trabalho e luto todos os dias por um concelho mais justo, mais verde e mais humano”, afirma o candidato autárquico.
Na página oficial do Facebook do PAN Valongo, Vítor Parati defende que “é tempo de dar voz às pessoas comuns - às que sujam as mãos para construir um mundo mais limpo e mais solidário”.
“Apresento-me como candidato ao Município de Valongo, com a mesma entrega e coerência com que sempre vivi o ativismo e o serviço à comunidade”, afirma o candidato, que diz ser apelidado “como o maior plantador de oxigénio do distrito do Porto”
Membro da atual Assembleia Municipal de Valongo, Vítor Parati é também o atual porta-voz concelhio do PAN e comissário político distrital.
“Fui candidato às eleições autárquicas de 2021 no concelho de Valongo e candidato à Assembleia da República nas eleições de 2022, 2024 e 2025. Participei como delegado nos congressos do PAN de 2021 e 2023”, afirma.
É também presidente da Associação Movimento Terra Solta, desde 2019, uma quinta pedagógica que promove a agricultura biológica, a educação ambiental e o intercâmbio de culturas e saberes.
Foi coordenador da Associação Mãos à Obra Portugal, onde organizou ações de voluntariado, desde 2014 até 2020. Atualmente, faz parte da IRIS - Associação Nacional do Ambiente, como membro da Direção Nacional e coordenador do Núcleo do Porto.
“O voluntariado é algo que está na minha génese. Sou voluntário e colaborador do projeto FUTURO das 100 Mil Árvores, desde 2013, ajudando a reflorestar bosques nativos, desde a sementeira, e a sensibilizar para a biodiversidade dos mesmos”, refere.
Foi através de projetos como este que diz já ter plantado “milhares de árvores”.
Entre outras iniciativas ambientais e sociais, organiza também ações de limpeza de florestas, rios e praias, envolvendo regularmente cidadãos em causas ambientais locais.
“Sou defensor dos animais em Valongo, atuando no terreno e angariação de alimentos para o Movimento de Defesa às Matilhas e Colónias de Valongo. Sou voluntário na Organização Helpo na angariação de material escolar para as crianças de Moçambique e Guiné Bissau e pertenço ao banco de voluntariado da Câmara Municipal de Valongo onde fui mentor de seniores na iniciação às novas tecnologias”, acrescenta.
A sua experiência profissional desenrola-se nas áreas da construção civil e limpeza urbana, tendo já sido emigrante em países como Espanha, Inglaterra e Alemanha.
O executivo do município de Valongo é formado por seis elementos do PS e três da coligação PSD/CDS-PP.
As eleições autárquicas deverão ocorrer entre setembro e outubro.