Arquivo de Estarreja disponibiliza online propaganda política do PREC

Porto Canal/Agências
O Arquivo Municipal de Estarreja assinala o Dia Internacional dos Arquivos, celebrado esta segunda-feira, disponibilizando o que classifica como “uma das maiores coleções nacionais de propaganda política do Processo Revolucionário Em Curso (PREC), segundo anunciou uma nota de imprensa municipal.
Trata-se de uma coleção, pertencente a José Fernando Correia, que oferece cerca de 500 imagens que retratam o início do pluralismo democrático em Portugal, que permite conhecer diversos partidos e organizações políticas, muitos dos quais já não existem.
“Os materiais serviam tanto para divulgar novos símbolos e organizações como para angariar fundos e, além do valor comunicacional e da irreverência artística, a coleção preserva a memória da "multiplicidade democrática".
O pluralismo era, à época, “uma realidade nova para um país que aprendia a viver em democracia”.
Perante esse espólio, Paulo Dias, arquivista municipal, diz ser "uma das maiores coleções que se conhecem em Portugal" desse período, podendo "equiparar-se a outros detidos por instituições como a Fundação Mário Soares".
“Será a "terceira ou quarta maior coleção a nível nacional" que agora está disponível online”, acrescenta Paulo Dias, citado na nota de imprensa divulgada esta segunda-feira.
No âmbito das comemorações do 25 de Abril promovidas pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), o arquivo regional disponibiliza documentação, com o Município de Estarreja a ter diversos documentos publicados nesse acervo documental.