FC Porto (Basquetebol): O primeiro clássico saiu à casa

FC Porto (Basquetebol): O primeiro clássico saiu à casa
| Desporto
Porto Canal

O FC Porto perdeu neste domingo diante do Benfica (95-94), no Pavilhão da Luz, em Lisboa, no jogo 1 da final dos Playoffs da Liga Portuguesa de Basquetebol, disputada à melhor de cinco.

Era difícil imaginar um primeiro período melhor do que aquele que as duas melhores equipas portuguesas protagonizaram. Com muito talento individual em ambos os lados e elevadas percentagens de lançamento, o FC Porto saiu ligeiramente por cima após os 10 minutos inaugurais (27-26). No caminho para o descanso, a intensidade defensiva aumentou e a eficácia baixou, mas o equilíbrio nunca deixou de ser a nota dominante, como demonstra o 49-48 favorável aos lisboetas ao intervalo.

Max Landis, autor de 18 pontos na primeira parte, era a individualidade em maior destaque num clássico muito disputado e bem jogado, mas a verdade é que o terceiro período correu bem melhor ao Benfica, que entrou para os derradeiros 10 minutos do tempo regulamentar a vencer por 74-66. No período da decisão, o FC Porto ameaçou a recuperação em diversas ocasiões, mas a reação ficou curta e o primeiro clássico da série saiu à casa. Max Landis (37 pontos) foi o melhor marcador do FC Porto e do encontro.

O jogo 2 da final dos Playoffs da Liga Portuguesa de Basquetebol na próxima terça-feira, às 14h00 (RTP2), novamente no Pavilhão da Luz, em Lisboa.

FICHA DE JOGO

BENFICA-FC PORTO, 95-94
Liga Portuguesa de Basquetebol, Playoffs, final, jogo 1
8 de junho de 2025
Pavilhão da Luz, em Lisboa

Árbitros: Paulo Marques, Pedro Maia e Vicente Jardim

BENFICA: Ahmaad Rorie (15), Aaron Broussard (16), Trey Drechsel (11), Makram Romdhane (14) e Nico Carvacho (23)
Suplentes: Eduardo Francisco (3), José Silva, José Barbosa (4), Diogo Gameiro, Daniel Relvão, Betinho Gomes (9) e Ivica Radic
Treinador: Norberto Alves

FC PORTO: Toney Douglas (4), Wes Washpun (16), Max Landis (37), Xeyrius Williams (2) e Phil Fayne (16)
Suplentes: Miguel Maria (1), Devyn Marble (11), Hugo Ferreira, João Guerreiro, Gonçalo Delgado (4), Miguel Queiroz (3) e Luís Silva
Treinador: Fernando Sá

Ao intervalo: 49-48
Parciais: 26-27; 23-21; 25-18; 21-28

+ notícias: Desporto

FC Porto (Andebol): João Magalhães destaca-se frente ao Japão

João Magalhães foi o maior destaque de Portugal na vitória frente ao Japão (46-28) que valeu o apuramento para os quartos de final do Mundial de sub-21 de andebol. O ponta esquerda do FC Porto marcou sete golos em tantos remates e recebeu o segundo prémio de MVP na prova, o quarto para jogadores azuis e brancos.

FC Porto: Empate ditou o afastamento

O FC Porto não foi além de uma igualdade a quatro golos com o Al Ahly (4-4) e acabou eliminado do Mundial de Clubes. Rodrigo Mora, William Gomes, Samu e Pepê marcaram em Nova Jérsia para os portistas, que terminaram o Grupo A no terceiro lugar, atrás do Palmeiras e do Inter Miami.

Iván Marcano: “Tentámos dar o nosso melhor, mas não chegou”

Terminou o Mundial de Clubes para o FC Porto, que empatou nesta terça-feira diante do Al Ahly (4-4), no MetLife Stadium, em Nova Jérsia, na 3.ª e última jornada do Grupo A. Iván Marcano não tem dúvidas de que as incidências da partida foram “um reflexo da época”, por isso “agora há que pensar no grupo e nas coisas que não fizemos bem, pois este clube merece muito mais”. “Para mim é sempre um orgulho defender este clube, é o meu clube”, sublinhou o capitão portista.