CIM Terras de Trás-os-Montes lança tutoriais dos jogos tradicionais em vídeo

CIM Terras de Trás-os-Montes lança tutoriais dos jogos tradicionais em vídeo
Foto: Lusa
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes CIM-TTM) lançou uma série de vídeos que ensinam a praticar jogos tradicionais, por ocasião da apresentação da quarta edição do Campeonato Intermunicipal marcada para este mês.

A competição em que participam nove dos doze municípios do distrito de Bragança acontece este ano a 15 de junho, no Jardim dos Frades Trinos, em Miranda do Douro.

Os tutoriais, um por cada modalidade, vão estar disponíveis na página da internet da CIM-TTM e no seu canal do YouTube.

“A CIM-TTM tem de se adaptar à realidade e a comunicação é essencial. Os vídeos destinam-se a comunicar como se pratica o jogo. Quando queremos saber alguma coisa, vamos à internet e há sempre um vídeo que nos explica como é que se faz. É exatamente isso (…)”, esmiuçou Pedro Lima, presidente da CIM-TTM, na sessão de apresentação que ocorreu na sede da entidade, em Bragança.

As modalidades são o fito, a raiola, a malha, a tração à corda, a corrida de sacos, o jogo do burro, a relha, e a dança das cadeiras. No total, há seis escalões, que incluem desde os mais novos aos mais velhos, além de se terem adaptado para serem inclusivos.

“(…)Não temos um ‘achismo’ ou um ‘como é que deve ser?’. É como está no tutorial”, frisou Pedro Lima, também autarca de Vila Flor, e que assim os participantes podem treinar antes do torneio "a sério", bem como memorizar as regras.

A disputar os pódios vão estar, além do anfitrião, Miranda do Douro, Bragança, Vinhais, Alfândega da Fé, Vila Flor, Mogadouro, Vimioso, e Macedo de Cavaleiros e Mirandela.

São esperados 500 atletas, que durante a manhã vão competir pelo apuramento. Da parte da tarde prosseguem com as meias-finais e finais.

“Há muita gente que vai ver e, principalmente, as pessoas com mais idade, comovem-se ao ver que está a haver este tipo de preservação cultural”, contou o representante da CIM, perguntado sobre a recetividade deste campeonato, dizendo ainda que já não há stock dos jogos populares na associação da região porque cada vez mais são os que querem jogar “de uma forma mais frequente e natural”.

O Campeonato Intermunicipal de Jogos Tradicionais das Terras de Trás-os-Montes é uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) com o objetivo de “preservar, valorizar e transmitir o património imaterial representado pelos jogos tradicionais do território”, segundo a instituição.

+ notícias: Norte

ONG pedem à Comissão Europeia para reavaliar apoio à mina do Barroso

Três organizações não-governamentais (ONG) pedem à Comissão Europeia que reavalie a decisão de classificar a mina de lítio a céu aberto, em Boticas, como projeto estratégico, considerando que “não avaliou corretamente” os riscos ambientais e sociais.

Pai de jovem autista em greve de fome por falta de respostas inclusivas em Braga

O pai de um jovem com autismo entrou esta quinta-feira em greve de fome frente à Segurança Social de Braga, em protesto contra a falta de uma resposta de integração do filho num Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI).

Matosinhos aprova nova estratégia de saúde municipal com mais aposta na prevenção

A Câmara de Matosinhos, do distrito do Porto, aprovou esta quinta-feira a Estratégia Municipal de Saúde 2025-2030, um plano que aposta na prevenção e na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, envolvendo áreas como educação, ambiente ou ação social.