CIM Terras de Trás-os-Montes lança tutoriais dos jogos tradicionais em vídeo

Porto Canal/ Agências
A Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes CIM-TTM) lançou uma série de vídeos que ensinam a praticar jogos tradicionais, por ocasião da apresentação da quarta edição do Campeonato Intermunicipal marcada para este mês.
A competição em que participam nove dos doze municípios do distrito de Bragança acontece este ano a 15 de junho, no Jardim dos Frades Trinos, em Miranda do Douro.
Os tutoriais, um por cada modalidade, vão estar disponíveis na página da internet da CIM-TTM e no seu canal do YouTube.
“A CIM-TTM tem de se adaptar à realidade e a comunicação é essencial. Os vídeos destinam-se a comunicar como se pratica o jogo. Quando queremos saber alguma coisa, vamos à internet e há sempre um vídeo que nos explica como é que se faz. É exatamente isso (…)”, esmiuçou Pedro Lima, presidente da CIM-TTM, na sessão de apresentação que ocorreu na sede da entidade, em Bragança.
As modalidades são o fito, a raiola, a malha, a tração à corda, a corrida de sacos, o jogo do burro, a relha, e a dança das cadeiras. No total, há seis escalões, que incluem desde os mais novos aos mais velhos, além de se terem adaptado para serem inclusivos.
“(…)Não temos um ‘achismo’ ou um ‘como é que deve ser?’. É como está no tutorial”, frisou Pedro Lima, também autarca de Vila Flor, e que assim os participantes podem treinar antes do torneio "a sério", bem como memorizar as regras.
A disputar os pódios vão estar, além do anfitrião, Miranda do Douro, Bragança, Vinhais, Alfândega da Fé, Vila Flor, Mogadouro, Vimioso, e Macedo de Cavaleiros e Mirandela.
São esperados 500 atletas, que durante a manhã vão competir pelo apuramento. Da parte da tarde prosseguem com as meias-finais e finais.
“Há muita gente que vai ver e, principalmente, as pessoas com mais idade, comovem-se ao ver que está a haver este tipo de preservação cultural”, contou o representante da CIM, perguntado sobre a recetividade deste campeonato, dizendo ainda que já não há stock dos jogos populares na associação da região porque cada vez mais são os que querem jogar “de uma forma mais frequente e natural”.
O Campeonato Intermunicipal de Jogos Tradicionais das Terras de Trás-os-Montes é uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) com o objetivo de “preservar, valorizar e transmitir o património imaterial representado pelos jogos tradicionais do território”, segundo a instituição.