FC Porto (Andebol): Derrota na final da Taça de Portugal. Crónica do jogo

FC Porto (Andebol): Derrota na final da Taça de Portugal. Crónica do jogo
| Desporto
Porto Canal

O FC Porto perdeu neste sábado diante do Sporting, por 28-27, na final da Taça de Portugal disputada no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso.

Os Dragões entraram melhor no derradeiro clássico da época, assumiram a liderança do marcador desde a primeira posse de bola e não mais a largaram até ao intervalo, que chegou com um 15-13 favorável ao coletivo comandado por Magnus Andersson. Thorsteinn Gunnarson, com seis golos, era o melhor marcador de uma partida que já não tinha Victor Iturriza, expulso com cartão vermelho direto.

O descanso não retirou emoção ao clássico e o equilíbrio continuou a ser a nota dominante na etapa complementar, sempre com o FC Porto a conseguir manter-se na frente, pelo menos até aos derradeiros 10 minutos. Com uma série de recuperações na defesa, o Sporting assumiu a liderança da final e acabou por consumar uma vitória que valeu a conquista do troféu em Santo Tirso. Thorsteinn Gunnarson, autor de oito golos, foi o melhor marcador do FC Porto e da partida.

“Foi um jogo difícil, que se decidiu nos detalhes. Estivemos bem na primeira parte, mas no início da segunda começámos a ter problemas no ataque e eles aproveitaram para recuperar. Voltámos a passar para a frente, mas cometemos erros que eles souberam aproveitar. Esta final decidiu-se nos detalhes. Estamos desapontados por não termos ganho, mas defrontámos uma grande equipa”, afirmou o treinador Magnus Andersson.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-SPORTING, 27-28
Taça de Portugal, final
7 de junho de 2025
Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso

Árbitros: Alberto Alves e César Carvalho

FC PORTO: Sebastian Abrahamsson e Diogo Rêma (g.r.); Pedro Valdés (1), Victor Iturriza (2), Thorsteinn Gunnarson (8), Diogo Oliveira (3), Rui Silva, Daymaro Salina (2), Mamadou Diocou (3), Leonel Fernandes (1), Antonio Martínez (2), José Luís Ferreira (1), Pedro Oliveira (1), Ricardo Brandão (1) e Fábio Magalhães (2)
Treinador: Magnus Andersson

SPORTING: André Kristensen e Mohamed Aly (g.r.); Edy Silva, Pedro Portela, Francisco Costa (3), Natán Suárez (6), Jan Gurri (1), Pedro Martínez, William Hoghielm (1), Salvador Salvador (3), Orri Thorkelsson (5), Mamadou Gassama (1), Diogo Branquinho (3), João Gomes, Christian Moga e Martim Costa (5)
Treinador: Ricardo Costa

Ao intervalo: 15-13

 

+ notícias: Desporto

FC Porto (Andebol): João Magalhães destaca-se frente ao Japão

João Magalhães foi o maior destaque de Portugal na vitória frente ao Japão (46-28) que valeu o apuramento para os quartos de final do Mundial de sub-21 de andebol. O ponta esquerda do FC Porto marcou sete golos em tantos remates e recebeu o segundo prémio de MVP na prova, o quarto para jogadores azuis e brancos.

FC Porto: Empate ditou o afastamento

O FC Porto não foi além de uma igualdade a quatro golos com o Al Ahly (4-4) e acabou eliminado do Mundial de Clubes. Rodrigo Mora, William Gomes, Samu e Pepê marcaram em Nova Jérsia para os portistas, que terminaram o Grupo A no terceiro lugar, atrás do Palmeiras e do Inter Miami.

Iván Marcano: “Tentámos dar o nosso melhor, mas não chegou”

Terminou o Mundial de Clubes para o FC Porto, que empatou nesta terça-feira diante do Al Ahly (4-4), no MetLife Stadium, em Nova Jérsia, na 3.ª e última jornada do Grupo A. Iván Marcano não tem dúvidas de que as incidências da partida foram “um reflexo da época”, por isso “agora há que pensar no grupo e nas coisas que não fizemos bem, pois este clube merece muito mais”. “Para mim é sempre um orgulho defender este clube, é o meu clube”, sublinhou o capitão portista.