CP aluga automotoras diesel mais dois anos devido a atrasos na eletrificação

CP aluga automotoras diesel mais dois anos devido a atrasos na eletrificação
Foto: Pedro Benjamim|Porto Canal
| Norte
Porto Canal/Agências

A CP - Comboios de Portugal vai alugar 18 automotoras a diesel mais dois anos, por 4,9 milhões de euros, "devido aos atrasos registados na execução de obras da eletrificação" de linhas e à "inexistência de material circulante alternativo".

De acordo com uma portaria publicada esta quinta-feira em Diário da República (DR), a CP fica autorizada a "assumir encargos plurianuais relativos à contratação para o «Aluguer de automotoras diesel série 592 para prestação de serviços em linhas não eletrificadas», até ao montante global de € 4.960.720,30".

O texto refere que "devido aos atrasos registados na execução de obras da eletrificação da infraestrutura ferroviária e devido à inexistência de material circulante alternativo, se mantém a necessidade de prolongar o aluguer em causa, por um período de 24 meses".

Em causa está "a prestação do serviço público de transporte ferroviário nas linhas não eletrificadas do Douro e Oeste e o serviço internacional Porto-Vigo".

O serviço Porto-Vigo efetua-se na Linha do Minho, que já está totalmente eletrificada, mas como a tensão elétrica é diferente em Portugal e Espanha, e não foram alugadas locomotivas bitensão, tem de ser feito com recurso a material diesel.

As locomotivas têm sido alugadas à espanhola Renfe, e a prorrogação do contrato abrange encargos que vão até 2028, com 2,4 milhões em 2026, 2,1 milhões em 2027 e 355 mil euros em 2028.

A portaria é datada de 27 de maio e foi assinado pelo secretário de Estado Adjunto e do Orçamento, José Maria Brandão de Brito, e pela secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias.

+ notícias: Norte

Queda de neve vai colocar Porto e Norte sob aviso vermelho

Os distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu vão estar sob aviso vermelho por causa da neve a partir das 00h00 de sexta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Metro do Porto candidata linhas de Gondomar e da Trofa a financiamento

A Metro do Porto candidatou a financiamento do programa Sustentável 2030 as ligações de metro a Gondomar e de metrobus à Trofa, anunciou o presidente da empresa de transportes, Emídio Gomes.

Lítio. Associação local acusa Estado de sustentar exploração mineira em Boticas

A associação Unidos em Defesa de Covas do Barroso (UDCB) acusou o Estado de sacrificar a comunidade e legitimar e sustentar a mina de lítio, em Boticas, com um investimento de 110 milhões de euros.