FC Porto (Hóquei em Patins): Clássico ganho e eliminatória empatada

FC Porto (Hóquei em Patins): Clássico ganho e eliminatória empatada
| Desporto
Porto Canal

A equipa de hóquei em patins do FC Porto recebeu e venceu o Sporting, por 1-0, no segundo jogo da meia-final do campeonato. Gonçalo Alves assinou o único golo dos portistas, que igualaram a eliminatória quatro dias depois de terem perdido em Alvalade. A outra meia-final opõe o Benfica ao OC Barcelos e também está empatada a um.

O regresso de Telmo Pinto e a ausência por lesão de Facundo Bridge foram as únicas novidades de um clássico que só teve um sentido durante os primeiros 25 minutos. Hélder Nunes, Carlo Di Benedetto, Gonçalo Alves, Edu Lamas, Ezequiel Mena e Diogo Barata fartaram-se de rematar à baliza de Ângelo Girão, mas o guarda-redes sportinguista pouco ou nada deixava passar e os únicos remates que não defendeu acabaram por esbarrar nos ferros.

Apesar do massacre ofensivo azul e branco, o nulo persistiu até ao intervalo e manteve-se mesmo depois de a bola bater no poste e nas costas de Girão antes de tocar na linha e não entrar por uma questão de milímetros. Os lisboetas estiveram perto de abrir a contagem logo a seguir, não fosse o travessão ter negado o golo a Rafael Bessa, mas o marcador só mexeu a dois minutos e 50 segundos do fim, quando Gonçalo Alves fuzilou as redes visitantes desde a marca de livre direto (1-0).

Em desvantagem numérica até ao término da partida, os Dragões mantiveram a baliza fechada graças ao empenho e à qualidade de Xavi Malián, que defendeu um livre direto cobrado por João Souto e garantiu o triunfo do FC Porto pela margem mínima num clássico da máxima dificuldade e importância.

A eliminatória muda-se novamente para Lisboa e o jogo 3 tem início previsto para as 20h00 de quarta-feira (Porto Canal).

Ficha de jogo
FC PORTO 1-0 SPORTING
Campeonato Nacional, play-off, meia-final, jogo 2
1 de junho de 2025
Dragão Arena

Árbitros: Pedro Figueiredo e Fábio Leitão

FC PORTO: Xavi Malián; Hélder Nunes, Ezequiel Mena, Rafa e Carlo Di Benedetto
Suplentes: Leonardo Pais; Telmo Pinto, Edu Lamas, Gonçalo Alves (cap.) e Diogo Barata
Treinador: Ricardo Ares

SPORTING: Ângelo Girão (cap.); Rafael Bessa, Alessandro Verona, Toni Pérez e Nolito Romero
Suplentes: Zé Diogo Macedo; João Pina, Roc Pujadas, João Souto, Henrique Magalhães
Treinador: Edo Bosch

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Gonçalo Alves (47m)

 

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já é conhecido o árbitro para o jogo com o Vitória SC

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou João Gonçalves para arbitrar o jogo entre Vitória SC e FC Porto, agendado para o próximo domingo (20h30, Sport TV), no Estádio D. Afonso Henriques, referente à 18.ª jornada do campeonato.

FC Porto: A força do Dragão. Crónica de jogo

47.374 portistas na bancada, onze no campo e uma só frequência, como uma verdadeira Famiglia. O Dragão caminhou junto para mais uma vitória, desta feita no clássico com o Benfica (1-0) que vale a passagem às meias-finais da Taça de Portugal. A história na prova rainha ganha novos contornos esta quinta-feira, quando ficar definido o percurso para o Jamor (17h00).

FC Porto (Basquetebol): Escala no Funchal antes do regresso a Esgueira

O FC Porto qualificou-se para os quartos de final da Taça de Portugal, nos quais vai defrontar o CP Esgueira, depois de vencer nesta quarta-feira o CAB Madeira (103-61), no Funchal, no duelo relativo aos “oitavos” da prova rainha.