FC Porto (Andebol): Vitória no último clássico da época em casa. Crónica do jogo

FC Porto (Andebol): Vitória no último clássico da época em casa. Crónica do jogo
| Desporto
Porto Canal

O FC Porto recebeu e bateu neste sábado o Benfica (37-34), no Dragão Arena, em partida relativa à 5.ª e penúltima jornada do Grupo A da fase final do Andebol 1. Os azuis e brancos passam a somar os mesmos 44 pontos que o líder Sporting, que tem menos um encontro disputado.

De regresso ao Dragão Arena para o último jogo em casa de 2024/25, o FC Porto até entrou bem no clássico, mas foi perdendo fulgor com o passar do tempo e permitiu ao Benfica chegar ao intervalo na frente (20-17). Pedro Valdés e Thorsteinn Gunnarson, com quatro golos cada, eram os melhores marcadores portistas por esta altura.

O descanso dificilmente poderia ter sido melhor conselheiro para o coletivo comandado por Magnus Andersson, ainda que o Benfica se tenha mantido em vantagem durante uma parte considerável da etapa complementar. A melhor versão do FC Porto apareceu em força nos últimos 10 minutos, bem a tempo de garantir a vitória neste clássico. Pedro Valdés, autor de oito golos, foi o melhor marcador dos Dragões.

“Não fizemos, de todo uma boa primeira parte. Tivemos pouca intensidade e capacidade de luta, perdemos todos os duelos individuais. Não foi fácil e a verdade é que sofremos 20 golos na primeira parte. Fiquei impressionado com a forma como a equipa deu uma resposta forte na segunda parte, mostrámos o que valemos e que somos uma boa equipa”, afirmou o treinador Magnus Andersson após a partida.

O FC Porto volta a entrar em campo no próximo sábado, às 18h00, no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, frente ao Sporting, em jogo da 6.ª e última jornada do Grupo A da fase final do Andebol 1.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-BENFICA, 37-34
Andebol 1, fase final, Grupo A, 5.ª jornada
24 de maio de 2025
Dragão Arena

Árbitros: Alberto Alves e César Carvalho

FC PORTO: Sebastian Abrahamsson e Diogo Rêma (g.r.); Pedro Valdés (8), Victor Iturriza (5), Thorsteinn Gunnarson (5), David Fernández, Diogo Oliveira (3), Rui Silva (1), Daymaro Salina (2), Mamadou Diocou, Leonel Fernandes (1), Antonio Martínez (6), José Luís Ferreira, Pedro Oliveira (3), Ricardo Brandão (1) e Fábio Magalhães (2)
Treinador: Magnus Andersson

BENFICA: Gustavo Capdeville e Bernardo Almeida (g.r.); Miguel Sánchez-Migallón (6), Christopher Hedberg (2), Stiven Valencia (4), Bélone Moreira (6), Gabriel Sequeira, Aldo Pagliotta, Alexis Borges (1), Ole Rahmel (4), Ander Izquierdo (5), Filip Taleski (1), Egon Hanusz (5) e Guilherme Cabral
Treinador: Jota González

Ao intervalo: 17-20

+ notícias: Desporto

FC Porto: Francesco Farioli renova contrato

O ciclo continua e a ambição mantém-se: o FC Porto e Francesco Farioli acabam de prolongar contrato. Num momento crucial da época desportiva, Clube e treinador chegaram a acordo para manter a ligação nas próximas duas temporadas e meia, até 30 de junho de 2028.

FC Porto: Semana de clássico em marcha no CTFD Jorge Costa

O plantel principal do FC Porto realizou mais um treino matinal tendo em vista o duelo frente ao Benfica dos quartos de final da Taça de Portugal, que terá lugar no Estádio do Dragão a partir das 20h45 desta quarta-feira (RTP1). A lotação já se encontra esgotada.

FC Porto: Diogo Costa eleito Guarda-Redes do Mês da Liga Portugal

O Melhor Guarda-Redes do futebol português em dezembro chama-se Diogo Costa e veste de azul e branco. Peça basilar no plantel de Francesco Farioli, o capitão do FC Porto arrecadou a última distinção de 2025 num período em que o FC Porto manteve a liderança isolada da prova.