Câmara de Aveiro repudia atos de vandalismo no Monumento da Muralha de Siza Vieira

Câmara de Aveiro repudia atos de vandalismo no Monumento da Muralha de Siza Vieira
DR
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Câmara de Aveiro repudiou esta sexta-feira os atos de vandalismo que foram praticados no monumento evocativo da muralha, da autoria de Siza Vieira, uma obra inaugurada em dezembro de 2024 e que tem sido objeto de várias críticas.

Segundo uma nota camarária, o monumento foi vandalizado na madrugada de quinta-feira com mensagens ofensivas, direcionadas ao presidente da câmara, Ribau Esteves.

Na nota, a câmara manifesta o seu firme repúdio pelos atos de vandalismo praticados e considera inaceitável que o património público e simbólico da cidade seja alvo de destruição "gratuita e cobarde".

A autarquia informa ainda que tem em curso os trabalhos de limpeza e recuperação do Monumento, uma intervenção que está a ser realizada pela equipa dos serviços urbanos da autarquia, para garantir a reposição integral do estado original do monumento.

Ainda na mesma nota, a câmara apela à responsabilização cívica e legal dos autores e reforça que atitudes deste tipo são um atentado à identidade coletiva e não podem ser toleradas.

O Monumento Evocativo da Muralha de Aveiro evoca, de forma abstrata, a torre em que se situava a Porta do Sol, uma das entradas da então vila muralhada de Aveiro – um símbolo que se mantém até hoje pelo seu nome – e um local que, atualmente, permite o acesso à zona mais central da cidade.

Este projeto, elaborado tendo por base a informação existente sobre a Porta do Sol e a Muralha, é composto por três peças, dispostas de forma a assinalar o traçado da antiga muralha. A principal, com 10 metros, está edificada na rotunda junto à Sé de Aveiro, enquanto as restantes, com 1,60 e 1,20 metros, estão respetivamente nos jardins centrais da Avenida Santa Joana, em frente ao Museu de Aveiro, e da Avenida 5 de Outubro, a ladear a Sé e o Museu de Aveiro Santa Joana.

+ notícias: Norte

PJ detém suspeito de esfaquear três pessoas em Santa Maria da Feira

A Polícia Judiciária (PJ) divulgou, esta segunda-feira, a detenção de um homem, de 25 anos, suspeito de ter esfaqueado três pessoas num bar em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro.

Ministra da Saúde recusa caos no SNS e garante que não desiste

A ministra da Saúde recusou, esta segunda-feira, que exista caos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), negou que se desvalorize o que corre “menos bem” e reafirmou que não vai desistir do cargo.

Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro realiza auditoria à unidade de saúde de Estarreja

A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) vai realizar, a partir de terça-feira, uma auditoria interna à Unidade de Saúde de Cuidados Personalizados de Estarreja, revelou esta segunda-feira uma fonte municipal.