Lagos do Sabor passam a ser fiscalizados pela GNR com recurso a embarcação

Lagos do Sabor passam a ser fiscalizados pela GNR com recurso a embarcação
Imagem: GNR Bragança
| Norte
Porto Canal / Agências

A GNR começou a patrulhar os Lagos do Sabor com recurso a uma lancha semirrígida, com três militares que têm como missão controlar embarcações de recreio e garantir a segurança dos utilizadores deste território fluvial.

Em declarações à agência Lusa, o oficial de Relações Públicas do Comando da GNR no distrito de Bragança, Hernâni Martins, explicou que esta lancha tem capacidade para fazer patrulhamento náutico, principalmente nos Lagos do Sabor.

Segundo o militar da Guarda, esta região abrange mais de 70 quilómetros de extensão navegáveis, resultantes do enchimento da barragem do Baixo Sabor.

“Este território tem uma paisagem e um património riquíssimos que atrai já muitos turistas e pescadores. A Guarda, enquanto polícia ambiental nacional, está preocupada com estas questões ligadas ao meio ambiente, mas também com o auxílio às populações em caso de acidente, como uma queda à água ou outras situações”, referiu.

A GNR também está preparada para fiscalizar a pesca recreativa e desportiva, verificando se tudo está a ser efetuado mediante a lei.

Um dos objetivos desta nova embarcação é que trabalhe o máximo de dias e horas possíveis, podendo ser alocada a outros cursos de água do distrito de Bragança, já que a mesma pode ser transportada por via terrestre.

Os Lagos do Sabor abrangem quatro concelhos do distrito de Bragança: Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros.

Para o presidente da Câmara de Mogadouro, António Pimentel, a entrada em funcionamento desta embarcação demonstra a disponibilidade da GNR em se colocar ao lado dos quatro autarcas deste território no acompanhamento do desenvolvimento sustentável dos Lagos do Sabor.

“A GNR, como entidade fiscalizadora, vai contribuir para que esta região mantenha uma certa ordem, para não se cair numa certa anarquia ambiental. Esta embarcação vai ser extremamente importante para evitar que cada um faça o que lhe apetece neste território”, vincou o autarca de Mogadouro.

Esta embarcação foi colocada, esta sexta-feira, pela primeira vez nos Lagos do Sabor, junto à ponte de Remondes, no concelho de Mogadouro.

Em 2017, foi aprovada uma candidatura ao Portugal 2020 com o objetivo de promover a valorização turística do património natural da albufeira do Baixo Sabor e a marca "Lagos do Sabor".

O projeto Lagos do Sabor prevê ainda a criação de um ‘Eco-Resort’ flutuante, com unidades de alojamento e capacidade de navegação nos lagos e pontos de ancoragem.

Outras das iniciativas passa pela criação de um sistema de visitação do território com uma embarcação de passeio, dotada de conteúdos interpretativos e realidade aumentada, bem como o reordenamento da rede de percursos pedonais, promovendo a sua ligação através de um grande circuito panorâmico automóvel.

Atualmente os Lagos do Sabor são um local escolhido por quem gosta de pesca ao achigã e outras espécies piscícolas.

A albufeira da barragem do Baixo Sabor, onde estão incluídos os Lagos do Sabor, começou a encher em 2013 e foi inaugurada em 2016.

+ notícias: Norte

Chefes de Estado de Portugal, Espanha e Itália discursam esta quarta-feira na cimeira Cotec Europa em Coimbra

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, o Rei de Espanha, Felipe VI, e o Presidente de Itália, Sergio Mattarella, vão discursar esta quarta-feira no encerramento da 18.ª cimeira Cotec Europa, em Coimbra.

Oliva repete mostra de Arte Bruta que recebeu 25.000 pessoas em Paris e agora inclui fotografia

O Centro de Arte Oliva inaugura sexta-feira a exposição de Arte Bruta “Espírito Singular”, que, após sete meses e 25.000 visitantes na galeria parisiense Halle Saint Pierre, se repete em São João da Madeira estreando uma secção de Fotografia.

Viana do Castelo impedida de ficar com motoristas de atual operadora de transportes

O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse esta terça-feira que o município, legalmente, não pode integrar nos seus quadros os 23 motoristas da operadora que até final de setembro tem a concessão do serviço público de transportes urbanos.