FC Porto: 40 anos em revista. Edição especial da publicação assinala aniversário da DRAGÕES

FC Porto: 40 anos em revista. Edição especial da publicação assinala aniversário da DRAGÕES
| Desporto
Porto Canal

O número 461 da Dragões já está disponível em formato digital e é inteiramente dedicado à celebração dos 40 anos da publicação do clube cuja primeira tiragem chegava às bancas a 25 de abril de 1985.

Lançada em vésperas do primeiro de três títulos de Artur Jorge, a revista seguiu de perto os 68 troféus que o FC Porto conquistou desde então e, nesta edição especial, são revisitadas as histórias de cada um.

Foram 17 os dias que se contaram desde a primeira impressão até à conquista do campeonato nacional, o primeiro de João Pinto na icónica camisola azul e branca. Quatro décadas depois, o Eterno Capitão puxa a cassete atrás para lembrar vitórias únicas, treinadores ímpares e episódios memoráveis.

A época inaugural dificilmente poderia ter sido mais proveitosa. Ao mesmo tempo que os adeptos se habituavam a reconhecer a alcunha de Dragões, o clube conquistava 128 títulos individuais e coletivos, masculinos, femininos e mistos em oito escalões de nove modalidades: atletismo, ciclismo, futebol, halterofilismo, hóquei em campo e em patins, natação, patinagem artística e voleibol.

Capa em agosto de 1996, a “Rainha do Mundo” - apelido que ficou célebre após a publicação da edição 137 - Fernanda Ribeiro voltou à Dragões para reviver os metros finais de uma corrida que a fez cumprir o sonho olímpico e entrar para “a história do FC Porto” e do desporto mundial.

O primeiro título europeu a que a revista assistiu chegou de patins e de Novara, onde a equipa de Cristiano Pereira teve que receber o troféu no balneário. Vítor Hugo e Franklim Pais contam tudo sobre o ambiente difícil vivido em Itália e o duelo de titãs com o Barcelona.

Para Alberto Babo, antigo jogador e treinador do basquetebol e agora vogal da Direção do clube, “quem ama o FC Porto não passa sem a Dragões”. Paulo Cunha, outrora craque e hoje Team Manager, fala de “uma janela mensal para a história” e Miguel Queiroz sublinha o processo de eternização de conquistas e atletas, mas a melhor definição é dada por Fernando Sá, para quem “a Dragões é paixão impressa”.

Durante os 40 anos da publicação, o andebol arrecadou 31 títulos e logrou uma ascensão meteórica que resultou numa hegemonia a nível nacional e numa demonstração de força na Europa. Centenas de triunfos, alegrias e histórias de superação agora contadas por Hugo Laurentino, Rui Silva, Fábio Magalhães e Daymaro Salina.

No Museu, a vitrina do Objeto do Mês de abril trouxe a oportunidade de revisitar ou descobrir um medalhão criado em 1993 para comemorar a 100.ª edição da revista e, ao mesmo tempo, associar-se ao centenário do FC Porto, celebrado nesse mesmo ano.

A edição número 461 da revista chegará brevemente às FC Porto Stores. Até lá, encontra-se disponível na versão digital. O acesso é fácil e gratuito.

+ notícias: Desporto

FC Porto: 23 jogadores na comitiva para Plzeň

São 23 os jogadores que fazem parte da comitiva do FC Porto que, esta quarta-feira, partiu rumo à Chéquia, onde os Dragões defrontam o FC Viktoria Plzeň, no Stadion města Plzně, em desafio referente à sétima ronda da fase de liga da Liga Europa (quinta-feira, 17h45, Sport TV5).

FC Porto B: “Bês” de regresso ao miniestádio

A equipa B do FC Porto voltou, na manhã desta quarta-feira, ao miniestádio do Olival para começar a preparar a receção ao FC Vizela. O duelo da 19.ª jornada da Segunda Liga joga-se às 11h00 de domingo no CTFD Jorge Costa e os detentores de Lugar Anual têm entrada livre.

Rafa: “É um clássico do hóquei em patins mundial”

A 5.ª jornada da Grupo A da Liga dos Campeões reserva um duelo ibérico que é também um clássico da modalidade e que vai ter como palco o Dragão Arena (quinta-feira, 20h30, Porto Canal).