Superpoderes, riso e siso em Valongo no festival de literatura infantojuvenil Onomatopeia
Porto Canal/ Agências
Valongo recebe de quarta-feira a domingo a sétima edição do Onomatopeia – Festival de Literatura Infantojuvenil, que, procurando afirmar “o superpoder” dos livros para crianças e jovens, este ano será dedicado ao tema “Muito riso, muito siso”.
Do evento promovido pela referida autarquia do distrito e Área Metropolitana do Porto vão constar atividades com ilustração, teatro, música, poesia, contos, novo circo e animação de rua, no âmbito de um programa que em 2025 homenageia Luísa Ducla Soares, adotando a perspetiva dessa autora de que “a literatura infantil deve despertar nas crianças o gosto por aquilo que é bonito, que é belo, que tem determinados valores, que tem humor e soa maravilhosamente".
A curadoria do festival é da escritora Adélia Carvalho, que, disseminando as diversas propostas do festival por espaços como a Biblioteca Municipal, a Oficina da Regueifa e do Biscoito, a Oficina do Brinquedo de Alfena e várias ruas de comércio tradicional, pretende contribuir para a formação de novos adeptos da leitura e apurar o gosto daqueles que já apreciam os livros, na consciência de que “sem literatura infantil dificilmente haverá leitores adultos”.
“O maior superpoder da literatura infantojuvenil é o de servir de tubo de ensaio para um futuro mais empático”, defende Adélia Carvalho. “Nas suas seis edições anteriores, o Onomatopeia envolveu milhares de crianças e, passados estes anos, vemos o resultado: leitores que, na primeira vez, chegaram aqui de mão dada com os pais regressam agora sozinhos, já jovens adultos, o que prova que ler cedo cria raízes profundas”, realçou.
Em termos práticos, os primeiros três dias do festival são dedicados a atividades em meio escolar, enquanto o fim de semana fica reservado para iniciativas gratuitas abertas ao público em geral – o que, no total, vai envolver “70 horas de programação e mais de 30 convidados”, entre os quais escritores, ilustradores, músicos, artesãos e outros artistas.
O Onomatopeia de 2025 integra ainda a terceira edição do Prémio Ibérico de Literatura Infantojuvenil Álvaro Magalhães, que distingue anualmente os melhores livros infantojuvenis publicados em língua portuguesa ou espanhola.
Adélia Carvalho disse à Lusa que esse prémio “homenageia o poder das boas histórias — daquelas que atravessam fronteiras e ficam para sempre na memória do leitor” – e adiantou que a competição registou este ano a maior participação nos seus três anos de existência, dada a candidatura de “quase 150 obras portuguesas, brasileiras, moçambicanas e angolanas”.
Outro destaque da programação são as chamadas “batalhas de palavras”, que, concebidas como uma rubrica de improvisação ao vivo entre escritores profissionais assim “desafiados a criar narrativas espontâneas em direto perante o público”, este ano também integrarão uma secção específica para jovens leitores das escolas secundárias de Valongo.
Explicando que o vencedor de cada disputa é sempre “quem disser mais onomatopeias, com humor, imaginação e rapidez”, Adélia Carvalho afirma que essas batalhas constituem o momento mais distintivo do evento enquanto “iniciativa única, criada de origem no festival.
Após a sessão pelos jovens, no feriado à tarde, a grande expectativa recairá sobre a capacidade inventiva dos 12 autores já confirmados no sábado à noite para sucessivos improvisos a pares: Alda Casqueira, António Mota, Raquel Patriarca, Ricardo Fonseca Mota, Lúcia Vicente, Nuno Caravela, Rui Couceiro, Ana Rita Domingos, Amadú Dafé, Rita Sineiro, Kiara Terra e a própria Adélia Carvalho.
O cartaz completo do 3.º Onomatopeia inclui ainda apresentações de livros, palestras, leituras encenadas, concertos, sessões de poesia, espetáculos de novo circo e teatro, oficinas de ilustração e construção de brinquedos, exposições de ilustração e fotografia, animação de rua entre estabelecimentos com montras ilustradas e ainda o Mini Portobelo, descrito como “um mercadinho de crianças para crianças, onde, por um valor simbólico, se vendem brinquedos, jogos, livros, etc.”.
