Porto celebra 25 de Abril com música, homenagens e desfile: conheça o programa e os cortes de trânsito
Porto Canal
Nos 51 anos da Revolução dos Cravos, o Porto volta a celebrar a liberdade e a Avenida dos Aliados volta a ser o palco do programa que prevê atividades entre a noite desta quinta-feira e o feriado do dia 25.
Ver essa foto no Instagram
O arranque das comemorações está marcado para as 22 horas, com uma homenagem a Carlos Paredes no palco na Avenida dos Aliados, com um concerto instrumental que junta Agustin Lassalle Ângelo Santos e Eduardo Baltar Soares.
Cerca de 15 minutos depois, sobe ao palco a artista Capicua, para um concerto de mais de uma hora onde a mesma deverá apresentar o novo álbum “Um gelado antes do fim do mundo”.
O Coral de Letras da Universidade do Porto irá atuar durante 20 minutos, ainda antes da meia-noite, hora em que está previsto o lançamento do fogo de artifício.
Já no dia 25 de abril, as multidões participam no habitual desfile da liberdade. Antes disso, pelas 10 horas, vão ser feitos jogos tradicionais na Praça do General Humberto Delgado.
Quando o relógio marcas as 14h30, realiza-se a habitual homenagem aos resistentes antifascistas, junto à antiga sede da PIDE, no Largo de Soares dos Reis. A cerimónia marca o arranque do Desfile da Liberdade, que percorre várias ruas da cidade até chegar aos Aliados.
Durante a tarde, a música volta a tomar conta do palco principal naquele ponto. O projeto “Cantar Abril”, da Associação dos Albergues Noturnos do Porto, e o grupo Retimbrar poderão ser ouvidos a partir das 15 horas. Pelo meio está prevista uma intervenção da Comissão para as Comemorações Populares do 25 de Abril, às 16h00.
Condicionamentos de trânsito
As celebrações obrigam a cortes de trânsito e restrições de estacionamento em várias artérias da Baixa do Porto. Entre as 00h00 do dia 24 e as 24h00 do dia 25, é proibido estacionar na Praça do General Humberto Delgado, nas bolsas laterais do lado poente.
O trânsito será interdito entre as 21h00 do dia 24 e a 01h30 do dia 25, bem como entre as 14h30 e as 18h00 do próprio feriado, em zonas como a Avenida dos Aliados, Praça da Liberdade, Praça da Trindade, Rua do Clube dos Fenianos, Rua de Rodrigues Sampaio, Rua Formosa (entre Bonjardim e Sá da Bandeira), entre outras.
