Vila Real, Viana do Castelo e Braga sob aviso amarelo devido à queda de neve

Vila Real, Viana do Castelo e Braga sob aviso amarelo devido à queda de neve
Foto: Facebook Meteo Trás os Montes- Portugal|Fábio Rodrigues
| Norte
Porto Canal/ Agências

A neve pintou várias regiões do Norte do país. Vila Real, Viana do Castelo e Braga são os distritos mais afetados pelo mau tempo.

Durante esta terça-feira, estes três distritos estão sob aviso amarelo devido à queda de neve, alertou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Em comunicado, o IPMA informou que os distritos de Guarda e de Castelo Branco estarão sob aviso amarelo até às 18h00 desta segunda-feira devido à queda de neve acima de 1.000 a 1.200 metros (m), com acumulação até cinco centímetros (cm), podendo ser até 10 cm nos pontos mais altos.

Nos distritos de Vila Real, Viana do Castelo e Braga o aviso amarelo está ativo até às 15h00 devido à possibilidade de queda de neve acima de 800/1.000 m, com acumulação até cinco centímetros nos pontos mais altos.

Segundo o IPMA, a queda de neve e a possível formação de gelo nestas zonas pode provocar perturbações, como vias condicionadas ou interditas e danos em estruturas ou árvores.

A queda de neve no maciço central da Serra da Estrela levou esta terça-feira ao encerramento de vários troços da Estrada Nacional (EN) 339, entre os Piornos (Covilhã) e a Portela do Arão (Seia).

Além da queda de neve nas terras altas do interior Norte e Centro, o IPMA prevê para esta terça-feira, no continente, aguaceiros, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada, vento por
vezes forte na faixa costeira e nas terras altas e uma pequena descida de temperatura.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 1º (Guarda) e os 10º (Faro e Sagres) e as máximas entre os 7º (Guarda) e os 18ª (Faro).

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

+ notícias: Norte

Centro da cidade de Vila Real com trânsito condicionado no sábado

O centro de Vila Real vai estar com o trânsito condicionado no sábado devido à realização de encontro de 'supercarros' Gathering Supercars 2025, anunciou a câmara municipal.

Porto de Leixões reduz carga em 2024 e perde liderança do Noroeste Peninsular

O porto de Leixões reduziu em 2% a carga movimentada entre 2023 e 2024, ao passar de 14,7 milhões de toneladas para 14,4 milhões, perdendo a liderança do Noroeste Peninsular para o porto da Corunha, na Galiza.

Polícia Judiciária detém suspeito de violar mulher em ginásio da Trofa

Um homem, de 53 anos, foi detido por suspeita de violar uma mulher num ginásio da Trofa, no distrito do Porto, em março, anunciou esta quinta-feira a Polícia Judiciária (PJ).