Paraguaia Berta Rojas atua em Aveiro no Festival Internacional de Guitarras

Porto Canal/ Agências
A paraguaia Berta Rojas e o espanhol Ricardo Gallén são cabeças de cartaz do 1.º Festival Internacional de Guitarras de Aveiro (FIGA), que decorre em julho, anunciou a organização.
O FIGA nasceu de uma ideia de dois professores do Conservatório de Música de Aveiro e é organizado por uma associação, criada em 2023 especificamente para este fim.
Durante a conferência de imprensa para apresentar o FIGA, João Moita, da organização, disse que o festival deverá ter uma periodicidade anual e pretende afirmar-se como uma referência internacional.
“Eu acho que o festival vai preencher um espaço cultural importante para a região e ambicionamos também tornar este um evento de referência internacional no âmbito dos festivais de guitarra que acontecem um pouco por todo o mundo”, referiu.
O FIGA, que decorre de 05 a 13 de julho, em diversos locais de Aveiro e Ílhavo, inclui sete concertos, onde, de acordo com a organização, “estarão representados diversos estilos interpretativos da guitarra”.
O programa começa no dia 05, em Ílhavo, com um concerto ao ar livre com a Orquestra Filarmonia das Beiras e o espanhol Ricardo Gallén.
“É um grande solista internacional e uma das grandes estrelas cintilantes da atualidade. É um grandíssimo guitarrista e, portanto, vai ser um concerto fantástico para iniciar o nosso festival”, disse João Moita.
Este espetáculo, com entradas gratuitas, está incluindo no programa das Festas da Vista Alegre e é o único que terá lugar fora de Aveiro.
No dia 06, realiza-se um concerto no Centro de Congressos de Aveiro com uma orquestra efémera de guitarras, dirigida por João Moita e que conta com mais de duas dezenas de guitarristas de todo o país.
A Igreja das Carmelitas em Aveiro também será palco de dois concertos com dois jovens guitarristas: Francisco Berény (dia 09) e Manuel Mesquita (dia 10).
No dia 11, o Centro de Congressos de Aveiro recebe o concerto do duo Lagrimosa Beltà, com a canadense Laura Young e a mezzo-soprano grega Frances Pappas, e, no dia 12, irá atuar Pedro Jóia.
Finalmente, no dia 13 será a vez de a guitarrista paraguaia Berta Rojas, vencedora de um Grammy Latino em 2022, atuar também no Centro de Congressos de Aveiro.
“É uma das maiores guitarristas da atualidade que gravou praticamente toda a obra de Agustín Barrios”, disse João Moita.
Para além dos concertos, o programa inclui uma componente de formação com um encontro nacional de professores de guitarra, nos dias 12 e 13, e ‘masterclasses’ com os diversos artistas internacionais presentes.
O festival, que tem o apoio da Direção-Geral das Artes, conta com um orçamento que ronda os 70 mil euros.