Paraguaia Berta Rojas atua em Aveiro no Festival Internacional de Guitarras

Paraguaia Berta Rojas atua em Aveiro no Festival Internacional de Guitarras
| Norte
Porto Canal/ Agências

A paraguaia Berta Rojas e o espanhol Ricardo Gallén são cabeças de cartaz do 1.º Festival Internacional de Guitarras de Aveiro (FIGA), que decorre em julho, anunciou a organização.

O FIGA nasceu de uma ideia de dois professores do Conservatório de Música de Aveiro e é organizado por uma associação, criada em 2023 especificamente para este fim.

Durante a conferência de imprensa para apresentar o FIGA, João Moita, da organização, disse que o festival deverá ter uma periodicidade anual e pretende afirmar-se como uma referência internacional.

“Eu acho que o festival vai preencher um espaço cultural importante para a região e ambicionamos também tornar este um evento de referência internacional no âmbito dos festivais de guitarra que acontecem um pouco por todo o mundo”, referiu.

O FIGA, que decorre de 05 a 13 de julho, em diversos locais de Aveiro e Ílhavo, inclui sete concertos, onde, de acordo com a organização, “estarão representados diversos estilos interpretativos da guitarra”.

O programa começa no dia 05, em Ílhavo, com um concerto ao ar livre com a Orquestra Filarmonia das Beiras e o espanhol Ricardo Gallén.

“É um grande solista internacional e uma das grandes estrelas cintilantes da atualidade. É um grandíssimo guitarrista e, portanto, vai ser um concerto fantástico para iniciar o nosso festival”, disse João Moita.

Este espetáculo, com entradas gratuitas, está incluindo no programa das Festas da Vista Alegre e é o único que terá lugar fora de Aveiro.

No dia 06, realiza-se um concerto no Centro de Congressos de Aveiro com uma orquestra efémera de guitarras, dirigida por João Moita e que conta com mais de duas dezenas de guitarristas de todo o país.

A Igreja das Carmelitas em Aveiro também será palco de dois concertos com dois jovens guitarristas: Francisco Berény (dia 09) e Manuel Mesquita (dia 10).

No dia 11, o Centro de Congressos de Aveiro recebe o concerto do duo Lagrimosa Beltà, com a canadense Laura Young e a mezzo-soprano grega Frances Pappas, e, no dia 12, irá atuar Pedro Jóia.

Finalmente, no dia 13 será a vez de a guitarrista paraguaia Berta Rojas, vencedora de um Grammy Latino em 2022, atuar também no Centro de Congressos de Aveiro.

“É uma das maiores guitarristas da atualidade que gravou praticamente toda a obra de Agustín Barrios”, disse João Moita.

Para além dos concertos, o programa inclui uma componente de formação com um encontro nacional de professores de guitarra, nos dias 12 e 13, e ‘masterclasses’ com os diversos artistas internacionais presentes.

O festival, que tem o apoio da Direção-Geral das Artes, conta com um orçamento que ronda os 70 mil euros.

+ notícias: Norte

Homem encontrado morto dentro de “jipe acidentado” em Bragança

Um homem com cerca de 40 anos foi encontrado morto dentro de um “jipe acidentado” em Lanção, no concelho de Bragança, disse à Lusa fonte do Bombeiros Voluntários daquela cidade.

Homem morre após colisão entre trator e motociclo em Viana do Castelo

Um homem, com cerca de 50 anos, morreu este sábado na sequência de um colisão entre um trator e um motociclo na Estrada Nacional (EN) 308, no concelho de Viana do Castelo.

Colisão em Mirandela provoca uma vítima mortal e ferimentos em cinco passageiros

Uma colisão entre dois veículos ligeiros na Estrada Nacional (EN) 315, em Mirandela, no distrito de Bragança, provocou este sábado uma vítima mortal e causou ferimentos ligeiros e graves em cinco passageiros.