FC Porto (Basquetebol): Vitória no clássico e no grupo. Crónica de jogo
Porto Canal
A equipa de basquetebol do FC Porto venceu o Sporting, por 82-72, e terminou o Grupo B da Taça Hugo dos Santos na primeira posição. Com este resultado, a quarta vitória noutros tantos jogos contra o rival de Alvalade, os vencedores da Taça de Portugal vão defrontar o Galitos na ronda de qualificação para a final four, agendada para 1 de maio.
Os portistas estiveram no comando nos primeiros nove minutos, mas um triplo de Cat Barber lançou o Sporting na frente (17-18) e essa liderança manteve-se até à entrada de Gonçalo Delgado, que num ápice restabeleceu a vantagem da casa. O clássico prosseguiu equilibrado, Xeyrius Williams destacava-se como melhor marcador (12 pontos) e um triplo de Toney Douglas levou tudo empatado para o balneário (37-37).
A etapa complementar parecia estar a seguir o mesmo rumo, até os lisboetas alcançarem a maior vantagem da noite (53-59) e obrigarem Fernando Sá a pedir timeout a três minutos do fim do terceiro período. Os Dragões seguiram o plano delineado pelo treinador, organizaram o sistema defensivo e repuseram a igualdade (61-61). Nos derradeiros 10 minutos, uma boa prestação ofensiva selou a vitória do FC Porto, que teve em Xeyrius Williams (26) o melhor pontuador e Toney Douglas à porta do triplo-duplo (14 pontos, 10 assistências e oito ressaltos).
Segue-se uma receção ao Queluz, referente à 20.ª jornada da fase regular da Liga de basquetebol (domingo, 17h00).
Ficha de jogo
FC PORTO-SPORTING, 82-72
Taça Hugo dos Santos, Grupo B, 3.ª jornada
9 de abril de 2025
Dragão Arena
Árbitros: Diogo Martins, Tiago Perdigão e António Pereira
FC PORTO: Toney Douglas, Max Landis, Devyn Marble, Xeyrius Williams e Phil Fayne
Suplentes: Miguel Maria, Hugo Ferreira, João Guerreiro, Gonçalo Delgado, Miguel Queiroz, Tanner Omlid e Luís Silva
Treinador: Fernando Sá
SPORTING: Ludgy Debaut, Jeremiah Bailey, Diogo Ventura, Cat Barber e Arnette Hallman
Suplentes: Keonte Kennedy, Timothy Guers, Uwais Razaque, Dinis Cherepenko, Nicholas Ward, Denilson Tavares e Sérgio Silva
Treinador: Luís Magalhães
Ao intervalo: 37-37
Parciais: 17-18; 20-19; 24-24; 21-11
