ULS de Braga estreou procedimentos cirúrgicos assistidos por um robô

ULS de Braga estreou procedimentos cirúrgicos assistidos por um robô
Foto: ULS Braga
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga realizou esta quarta-feira os primeiros procedimentos cirúrgicos robóticos, um “marco significativo” no processo de modernização e inovação tecnológica dos cuidados de saúde, anunciou aquela entidade.

Em comunicado, a ULS refere que, com a assistência do recém-adquirido sistema robótico DaVinci, foram realizadas duas prostatectomias radicais assistidas por robô, focadas no tratamento de homens com cancro da próstata.

Explica que o sistema robótico DaVinci é “o mais avançado da atualidade” e é composto por quatro braços giratórios e elevatórios e pinças de alta precisão e flexibilidade, permitindo uma abordagem cirúrgica segura e minimamente invasiva.

Diz ainda que o robô, controlado por um cirurgião através de movimentos manuais e pedais, “proporciona uma visualização detalhada do campo operatório, garantindo uma precisão cirúrgica sem precedentes”.

“Este avanço tecnológico facilita a preservação da continência urinária e da função erétil em doentes submetidos a prostatectomia radical, aspetos cruciais para a qualidade de vida dos pacientes após a cirurgia”, sublinha

Segundo a ULS, a aquisição do robô cirúrgico e a realização destas cirurgias são “o culminar de um esforço de quatro anos.

“A chegada do robô cirúrgico insere-se numa estratégia mais ampla de atualização das infraestruturas tecnológicas da ULS Braga, que recentemente investiu em dois angiógrafos, duas ressonâncias magnéticas e uma TAC, num investimento global de nove milhões de euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”, remata.

+ notícias: Norte

Suspeito de matar estudante em Braga fica em prisão preventiva

O suspeito de esfaquear mortalmente um estudante de 19 anos junto ao Bar Académico, em Braga, ficou este sábado em prisão preventiva, adiantou à agência Lusa o advogado do arguido.

Três homens e uma mulher constituídos arguidos por contrafação na feira dos Carvalhos

Três homens, com idades entre os 47 e 64 anos, e uma mulher, de 62 anos, foram constituídos arguidos por alegada contrafação na feira dos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia, foi revelado este domingo.

Técnico do INEM agredido durante emergência em Gondomar

Um técnico do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) foi agredido e sofreu traumatismos na cara durante uma emergência na noite de sábado no concelho de Gondomar, no distrito do Porto, foi revelado este domingo.