AEP pede redução da carga fiscal e espera celeridade nas medidas do Governo

AEP pede redução da carga fiscal e espera celeridade nas medidas do Governo
Foto: Facebook Luis Miguel Ribeiro
| País
Porto Canal/ Agências

O presidente da AEP – Associação Empresarial de Portugal pediu ao Governo uma redução da carga fiscal, para melhorar a competitividade das empresas portuguesas face à implementação das tarifas dos EUA e disse que espera celeridade nas medidas de apoio.

Em declarações à Lusa, Luís Miguel Ribeiro disse que a AEP, que se reuniu com o ministro da Economia, Pedro Reis, “apresentou um conjunto de preocupações que foram manifestadas num inquérito” que fez às suas associadas e que “colocam em primeiro lugar” a necessidade de “uma linha reforçada de apoio à internacionalização e às exportações”.

Em segundo, querem um “apoio e um reforço de instrumentos de apoio ao seguro de crédito e ao financiamento, uma linha de financiamento para as exportações” e, em terceiro, “colocam a questão dos recursos humanos, nomeadamente a requalificação e apoio à contratação”.

“Em quarto lugar, que é transversal a tudo isto, uma redução da carga fiscal para que o desafio da competitividade não seja ainda maior, porque de facto Portugal tendo uma carga fiscal superior a outros países tem sempre esta dificuldade acrescida”, destacou.

Segundo o dirigente associativo, o ministro deu nota de que “a estratégia da União Europeia vai ser em primeiro lugar e sempre negociar, não retaliar”.

Além disso, indicou, o governante referiu que “o compromisso é acelerar as medidas que já estavam no programa ‘Acelerar a Economia’ e que um novo pacote que irá ser colocado à disposição das empresas”, disse, esperando que seja “com muita celeridade”.

O presidente da AEP indicou medidas como garantias do Banco de Fomento e o reforço e uma bonificação do 'plafond' de seguros de crédito, para “exportar, procurar novos mercados, diversificar mercados”, bem como um “reforço da intensificação e da agilização da utilização das linhas do Portugal 2030 para apoio à internacionalização”.

Para Luís Miguel Ribeiro há um alinhamento das preocupações das empresas com o Governo, indicando que o ministro garantiu que “isto seria uma prioridade e que seria tratado como tal, e que a palavra-chave naquilo que ia ser a atuação do Ministério da Economia seria ‘acelerar’”.

O Ministério da Economia vai reunir-se com associações empresariais de diversos setores entre esta terça e quarta-feira para avaliar "o impacto e as medidas de mitigação" das tarifas que o Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na quarta-feira, de 20% a produtos importados da União Europeia e que acrescem às de 25% sobre os setores automóvel, aço e alumínio.

As novas tarifas de Trump são uma tentativa de fazer crescer a indústria dos Estados Unidos, ao mesmo tempo que punem os países por aquilo que disse serem anos de práticas comerciais desleais.

As novas tarifas foram impostas pelos Estados Unidos sobre todas as importações, com sobretaxas para os países considerados particularmente hostis ao comércio.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.