Tribunal deixa em liberdade suspeito de se masturbar junto a escolas em Braga

Tribunal deixa em liberdade suspeito de se masturbar junto a escolas em Braga
Foto: Tribunais Judiciais de Primeira Instância
| Norte
Porto Canal / Agências

O Tribunal de Braga deixou em liberdade um homem de 33 anos suspeito de se masturbar junto a escolas daquela cidade, nos intervalos letivos ou na hora de almoço, quando as crianças ali se encontravam, disse fonte policial.

Segundo a fonte, o suspeito fica obrigado a submeter-se a tratamento psiquiátrico.

Fica ainda proibido de se aproximar das vítimas e de quaisquer outras crianças.

Segundo um comunicado da Polícia Judiciária, o suspeito está “fortemente indiciado” da prática de, pelo menos, 12 crimes de abuso sexual de crianças e de um crime de importunação sexual.

Os crimes terão sido cometidos entre junho de 2024 e março de 2025, junto a escolas do 1.º ciclo.

“A investigação teve origem em várias denúncias, sendo o homem suspeito de praticar atos de autoestimulação sexual em plena via pública, nomeadamente junto ao gradeamento das zonas de recreio dos estabelecimentos escolares, escolhendo, para o efeito, os intervalos ou a hora de almoço, quando as crianças ali se encontravam em período de descanso”, refere o comunicado.

Residente na cidade de Braga, o homem tem antecedentes criminais, “por factos em tudo semelhantes aos atuais”.

Em março de 2022, o Tribunal de Braga condenou-o a três anos e dois meses de prisão, com pena suspensa, por “atos de caráter exibicionista” junto a escolas primárias e jardins de infância daquele concelho e de Barcelos.

O arguido foi condenado por 19 crimes de abuso sexual de menores.

As vítimas tinham entre 4 e 9 anos de idade.

Para a suspensão da pena, o arguido ficou obrigado a submeter-se a um plano de reinserção social, que incluísse intervenção psicológica, psicoterapêutica e psiquiátrica e tratamento médico direcionado para as questões relacionais e da sexualidade.

+ notícias: Norte

Três homens e uma mulher constituídos arguidos por contrafação na feira dos Carvalhos

Três homens, com idades entre os 47 e 64 anos, e uma mulher, de 62 anos, foram constituídos arguidos por alegada contrafação na feira dos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia, foi revelado este domingo.

Técnico do INEM agredido durante emergência em Gondomar

Um técnico do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) foi agredido e sofreu traumatismos na cara durante uma emergência na noite de sábado no concelho de Gondomar, no distrito do Porto, foi revelado este domingo.

Autoridade Marítima auxilia embarcação turística à deriva no rio Douro devido a avaria

Uma embarcação turística ficou, no sábado à noite, à deriva no rio Douro devido a uma avaria na propulsão, não tendo os 54 passageiros e tripulantes a bordo precisado de assistência médica, foi revelado este domingo.