Cabeceiras de Basto classifica edificado da antiga estação como de interesse municipal

Cabeceiras de Basto classifica edificado da antiga estação como de interesse municipal
Foto: SIPA – Sistema de Informação para o Património Arquitetónico
| Norte
Porto Canal / Agências

O município de Cabeceiras de Basto, distrito de Braga, classificou de interesse municipal o conjunto edificado da antiga estação ferroviária de Arco de Baúlhe, face à sua relevância arquitetónica, histórica, urbanística e social.

A decisão, publicada na segunda-feira em Diário da República, foi aprovada por unanimidade em reunião camarária, realizada em fevereiro deste ano.

“O conjunto edificado da Antiga Estação Ferroviária de Arco de Baúlhe continua a ter um papel determinante na memória coletiva e continua a distinguir-se na malha urbana devido, não apenas à sua arquitetura global mas também devido à homogeneidade formal dos corpos”, lê-se no relatório técnico, que deu suporte à aprovação do executivo.

Segundo o documento, “está em causa um imóvel, que no domínio histórico e arquitetónico", atenta à caracterização expressa pelos técnicos municipais, “apresenta singularidades às tipologias convencionais”.

“Estamos perante um testemunho notável de vivências e factos históricos, pela sua conceção arquitetónica, pela memória coletiva que reflete e pela sua singularidade, representando um bem de valor cultural de significado preponderante para o município. Em síntese, verifica-se que estamos perante um conjunto edificado de relevante interesse arquitetónico, histórico, urbanístico e social”, sublinha o relatório técnico.

O documento justifica que o interesse municipal está assente em vários aspetos, nomeadamente no “testemunho da história da evolução das dinâmicas urbanísticas e sociais, no papel determinante na identidade do Largo da Estação ou na permanência na memória coletiva da comunidade”.

“[No] caráter singular da sua morfologia e na relação com a topografia e espaço público, considerando o caráter matricial do bem, e na eventualidade de circunstâncias suscetíveis de acarretarem diminuição ou perda da perenidade/integridade do mesmo, considera-se que a abertura do processo de classificação é o meio adequado à preservação do imóvel”, acrescenta ainda o relatório técnico.

+ notícias: Norte

Três homens e uma mulher constituídos arguidos por contrafação na feira dos Carvalhos

Três homens, com idades entre os 47 e 64 anos, e uma mulher, de 62 anos, foram constituídos arguidos por alegada contrafação na feira dos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia, foi revelado este domingo.

Técnico do INEM agredido durante emergência em Gondomar

Um técnico do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) foi agredido e sofreu traumatismos na cara durante uma emergência na noite de sábado no concelho de Gondomar, no distrito do Porto, foi revelado este domingo.

Autoridade Marítima auxilia embarcação turística à deriva no rio Douro devido a avaria

Uma embarcação turística ficou, no sábado à noite, à deriva no rio Douro devido a uma avaria na propulsão, não tendo os 54 passageiros e tripulantes a bordo precisado de assistência médica, foi revelado este domingo.