Ecopista em Cerveira com edifício de apoio após investimento de 410 mil euros

Ecopista em Cerveira com edifício de apoio após investimento de 410 mil euros
Foto: CM Vila Nova de Cerveira
| Norte
Porto Canal / Agências

Os utilizadores da ecopista do rio Minho – Caminho do Rio, em Vila Nova de Cerveira, dispõem a partir desta segunda-feira de um espaço de apoio, após um investimento de 410 mil euros, revelou a autarquia.

“Trata-se do Laboratório de Cycling & Walking, na União de Freguesia de Campos e Vila Meã, num investimento total de 410 mil euros, cofinanciado pelo Norte 2020 em 178 mil euros”, descreve, em comunicado, aquele município do distrito de Viana do Castelo.

O edifício de 218 metros quadrados, construído de raiz, tem um espaço de convívio com serviço de cafetaria, instalações sanitárias com balneários de apoio às atividades de ciclismo e caminhada, uma área para pequenos curativos e pátios exteriores onde é possível fazer pequenas reparações de bicicletas ou outros veículos sem motor.

“Projetado para proporcionar um ambiente confortável e funcional, o edifício conta com um espaço multimédia de interpretação dos valores naturais, patrimoniais, culturais e paisagístico presentes no percurso da ecovia”, descreve a autarquia.

A infraestrutura “foi idealizada para oferecer uma melhor experiência aos frequentadores da ecovia, promovendo a mobilidade e o turismo sustentável, além do bem-estar durante a jornada de atividade física”, observa o presidente da câmara, Rui Teixeira (PS), citado no comunicado.

O autarca assinala também o facto de a via ser “cada vez mais utilizada pelos peregrinos do Caminho Português da Costa, e que passam a ter mais um ponto de apoio e de descanso”.

Localizada na margem esquerda do Rio Minho, com uma extensão aproximada de 13,565 quilómetros, o corredor ecológico de Vila Nova de Cerveira “aproveitou a maioria dos trilhos ou caminhos de servidão já existentes, articulando pontos de ligação principais no seu trajeto e criando um percurso harmonizado com a paisagem envolvente, sem recorrer a alterações na topografia do terreno nem a alteração/destruição dos alinhamentos vegetais existentes”, indica o município.

+ notícias: Norte

Governo em diálogo com a IP sobre proposta desconhecida para mudar TGV em Gaia

O Governo informou esta quinta-feira estar em diálogo com a Infraestruturas de Portugal sobre a proposta, desconhecida por esta, para mudar o local da estação de alta velocidade em Gaia e a ponte sobre o Rio Douro.

IP desconhece mudanças no TGV em Gaia e lembra que ainda não assinou concessão

A Infraestruturas de Portugal (IP) desconhece as alterações propostas pela LusoLav à estação de alta velocidade de Gaia e à ponte sobre o Rio Douro, lembrando que ainda não assinou o contrato de concessão com o consórcio.

Festival Live Station é o primeiro da Estação das Artes de Mirandela

A renovada estação ferroviária de Mirandela, agora Estação das Artes, recebe a 27 e 28 de junho a primeira edição do festival de música Live Station, que marca a estreia de festivais no espaço.