MartÍn Anselmi: “Somos uns privilegiados por podermos defender estas cores”

MartÍn Anselmi: “Somos uns privilegiados por podermos defender estas cores”
| Desporto
Porto Canal

Três semanas depois do último jogo em casa, o FC Porto regressa ao Estádio do Dragão para receber o Benfica na 28.ª jornada do campeonato (20h30, Sport TV1). Na antevisão do clássico deste domingo, “um jogo especial” e “com muitos duelos”, Martín Anselmi sublinhou a vontade de “dar o máximo” e de “encurtar a distância” para o rival da Luz. “Somos uns privilegiados por vestirmos esta camisola e por podermos defender estas cores num jogo de tamanha importância para toda a gente”, constatou o argentino que escolheu “ser treinador para viver momentos como este” e para quem “o jogo mais importante do FC Porto é sempre o jogo da época”.

 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Lotação esgotada
“Escolhi ser treinador para viver momentos como este e estou ansioso por estar junto das nossas gentes, na nossa casa, disputando um jogo da importância deste. Obviamente que conhecemos o rival que vamos enfrentar, preparámos o jogo muito bem, muito focados no trabalho, e prevemos um jogo com muitos duelos, como costumam ser os clássicos.”

Importância redobrada
“O jogo mais importante do FC Porto é sempre o jogo da época, e sem dúvida que este vai ser especial. Somos uns privilegiados por vestirmos esta camisola e por podermos defender estas cores num jogo de tamanha importância para toda a gente. Sabemos que o Benfica não pode perder a liderança no Dragão e sabemos que o FC Porto tem de ir atrás dos três pontos.”

A distância para o rival
“Já toda a gente sabe como é que a minha equipa técnica funciona. Não pensamos nos pontos nem na tabela, estamos focados no plano de jogo e quando melhor o executarmos mais perto estaremos de ganhar. Se ganharmos poderemos encurtar a distância para o rival, mas o nosso foco está em defender, atacar, pressionar e nas bolas paradas. É nisso que temos de dar o máximo e é isso que nos poderá permitir encurtar a distância.”

Momentos de forma
“Estes jogos são especiais, são jogos à parte, e o momento de forma ou a classificação de cada equipa torna-se irrelevante. Isso não interessa, não há favoritos e cada equipa chega no seu momento a um jogo à parte que vai além do momento de forma de cada equipa.”

Foco na baliza
“Imagino um rival que vai tentar atacar e controlar o jogo, porque perder pontos no Dragão pode significar a perda da liderança do campeonato, por isso acho que eles vão correr atrás dos três pontos e sabemos o que temos de fazer para enfrentar as debilidades deles e sabemos quais são as nossas fortalezas para evitar que eles nos causem danos e para lhes causarmos estragos. Os duelos são muito importantes, o um contra um faz a diferença, e temos uma forma de competir que não se altera perante o adversário. Gostamos de ser protagonistas, de pensar na baliza contrária e de atacar e é isso que vamos fazer amanhã.”

Muito para crescer
“À medida que as equipas vão crescendo, a margem para melhorar torna-se mais curta e eu acredito que ainda temos muito por onde melhorar, muitos detalhes e coisas específicas no ataque ou na defesa. Os jogadores têm vontade de melhorar e de competir e esta foi uma semana de trabalho maravilhosa. Toda a gente disfrutou, treinou ao máximo, competiu, procurou ser melhor e vejo o grupo num momento impressionante, um grupo valente e cheio de vontade de competir. Isso deixa-me cheio de orgulho e de vontade de os empurrar rumo aos objetivos. Isso é impagável.”

Pressão alta
“Tem a ver com questões táticas. Cada adversário joga de maneira diferente, ataca de formas distintas com jogadores diferentes e, a partir daí, só temos de planificar a melhor forma de defender e de pressionar. Existem diferentes formas de pressionar e no Estoril fomos mudando essa forma, primeiro com o Samu, depois com o Samu e o Mora, depois voltámos ao Samu, depois com três avançados e terminámos com o Gül. Temos de nos ajustar ao que vai acontecendo no jogo, porque os adversários mudam e nós também temos de mudar. Mas tentamos sempre recuperar a bola e ficar com ela, porque gostamos de a ter.”

 

+ notícias: Desporto

Martín Anselmi: “Perder dói-nos, mas também nos gera uma sede de vingança e de conquista”

A 29.ª jornada da Liga vai levar o FC Porto até ao Estádio Municipal de Rio Maior para um duelo com o Casa Pia (sábado, 20h30, Sport TV). Perante um adversário que “vem fazendo as coisas bem”, Martín Anselmi garantiu que o coletivo portista está focado em dar uma resposta forte após a derrota na ronda anterior. “O prestígio está sempre em jogo. Controlamos o que queremos fazer e queremos ir em busca destes três pontos, queremos ser uma equipa que demonstre que tem essa sede de vingança imediata”, afirmou o treinador dos Dragões. À entrada para esta ronda, o FC Porto é quarto classificado, com 56 pontos, enquanto o Casa Pia segue na oitava posição, com 40.

Samuel Portugal: “Somos guarda-redes por paixão”

Depois de Cláudio Ramos, Bárbara Marques, Diogo Costa, Gonçalo Ribeiro e Diogo Fernandes, esta sexta-feira chegou a vez de Samuel Portugal visitar as 140 crianças inscritas no Super Camp Especial Guarda-Redes organizado pela Dragon Force de Ermesinde. “Muito orgulhoso por ver que esta nova geração se interessa pela posição”, o guardião portista reparou “que a qualidade dos treinos evoluiu muito” e aproveitou para deixar alguns conselhos aos mais jovens: “Com esta idade o mais importante é chegar ao campo e brincar com a bola, sem pressão, a seu tempo eles irão perceber se podem ser jogadores profissionais”.

Telmo Pinto: “Aspiramos ao primeiro lugar do campeonato”

Depois de triunfar na sempre difícil pista da AD Sanjoanense de Reinaldo Ventura, o FC Porto está de regresso ao Dragão Arena na 23.ª jornada do Campeonato Nacional, na qual recebe o Valongo (sábado, 15h00, Porto Canal). Perante “uma equipa forte”, mas que “não tem andado nos lugares que merece e que aspira”, Telmo Pinto relembrou a derrota portista em Valongo e não escondeu que “isso dá-nos ainda mais motivação para os defrontar”. O FC Porto é terceiro classificado, com 54 pontos, menos um do que o líder Sporting, enquanto o Valongo segue na oitava posição, com 25.