Instalados pontos de recolha de cápsulas de café em Albergaria-a-Velha

Instalados pontos de recolha de cápsulas de café em Albergaria-a-Velha
| Norte
Porto Canal/ Agências

O município de Albergaria-a-Velha disponibilizou 12 pontos de recolha de cápsulas de café em vários locais do Concelho, revelou esta sexta-feira a autarquia na sua página institucional.

A medida integra o Plano de Ação Municipal do Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos 2030 (PAPERSU) e veio reforçar a rede de recolha de resíduos recicláveis do Concelho.

A partir de agora, os munícipes podem entregar as cápsulas de café usadas em recipientes próprios colocados nos edifícios das juntas de freguesia de Angeja, Alquerubim, Branca, São João de Loure, Ribeira de Fráguas e Valmaior, bem como no edifício dos Paços do Município.

Foram ainda colocados pontos de recolha na Incubadora de Empresas, na Piscina Municipal de Albergaria-a-Velha, no Centro de Interpretação da Pateira de Frossos, no Mercado Municipal e nos Armazéns do Município.

“A recolha das cápsulas de café permitirá a sua separação do fluxo dos resíduos indiferenciados que vão parar a aterros sanitários, possibilitando o posterior encaminhamento para a reciclagem”, refere a autarquia.

Conforme explica, apesar de conterem na sua composição alumínio e plástico, as cápsulas não devem ser colocadas no ecoponto amarelo, sendo o seu circuito de reciclagem e transformação diferenciado”.

A câmara dá nota de que tem vindo a reforçar a rede de ecopontos do Concelho e a apostar na promoção da recolha seletiva.

É o caso dos óleos alimentares e da recolha de monos e outros objetos de grandes dimensões.

Tem também procurado estimular a reciclagem de biorresíduos na origem, através da compostagem doméstica e comunitária.

+ notícias: Norte

Linha ferroviária do Norte cortada após corpo ser encontrado em apeadeiro em Aveiro

A circulação de comboios na Linha do Norte está cortada no sentido Sul-Norte devido à presença de um cadáver na estação de Avanca, no distrito de Aveiro, disse à Lusa fonte da GNR.

Associação contesta posição de Pinto Luz sobre reabertura total da Linha do Douro

A Associação Vale d'Ouro contestou este domingo as declarações do ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, que não considerou prioritária a reabertura da Linha do Douro até Barca d'Alva, lamentando o "profundo desconhecimento" sobre aquela ferrovia.

Colisão entre dois carros provoca seis feridos em Barcelos

Seis pessoas ficaram feridas, na tarde deste domingo, após a colisão de dois veículos ligeiros de passageiros, na Estrada Nacional 103, em Barcelinhos, apurou o Porto Canal junto do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.