Quase 60 enfermeiros do Hospital de Santo Tirso recusam saída daquela unidade do SNS

Quase 60 enfermeiros do Hospital de Santo Tirso recusam saída daquela unidade do SNS
Foto: CM Santo Tirso
| Norte
Porto Canal/ Agências

Um abaixo-assinado subscrito por 58 enfermeiros do Hospital de Santo Tirso exige a suspensão imediata da desafetação daquela unidade de saúde para a Santa Casa da Misericórdia, foi esta sexta-feira anunciado.

O documento do Sindicato Independente de Todos os Enfermeiros Unidos do Continente e Ilhas (SITEU) foi entregue nos ministérios da Saúde e das Finanças, bem como na Câmara de Santo Tirso e ao conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Ave, lê-se na nota de imprensa.

No documento, os profissionais de saúde exigem ainda a “garantia de que o hospital permanecerá sob gestão pública, totalmente integrado no Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, bem como a “valorização e proteção das condições laborais dos profissionais de saúde que nele trabalham”, concluindo que ”a saúde é um direito inalienável e que não pode ser submetida a interesses privados”.

Para os signatários, a ULS do Médio Ave – que se distribuiu pelos concelhos de Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão - é “muito mais do que a soma das suas partes, sendo um modelo exemplar de integração de cuidados de saúde”.

“É também um importante centro de formação em diversas especialidades médicas e técnicas, cuja continuidade será comprometida caso o hospital seja retirado da esfera pública”, lê-se ainda no documento.

O presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, afirmou em 15 de março ter recebido da ministra da Saúde, Ana Paula Martins, a garantia de que o Hospital de Santo Tirso não passará para a gestão de misericórdia antes das legislativas.

A garantia da ministra aconteceu no decurso da reunião que o autarca socialista teve na véspera com a governante, tendo, segundo Alberto Costa, a ministra afirmado estar em curso um estudo sobre a transferência da gestão do hospital local e que provavelmente só estará pronto após as eleições de 18 de maio.

Em causa está o anúncio feito em dezembro de 2024 pelo primeiro-ministro Luís Montenegro de que a unidade de Santo Tirso passaria para a gestão da Santa Casa, decisão que gerou polémica no concelho do distrito do Porto, com movimentos sociais e partidos políticos, com a exceção do PSD, a manifestar-se e a exigir a manutenção do equipamento no SNS.

+ notícias: Norte

Linha ferroviária do Norte cortada após corpo ser encontrado em apeadeiro em Aveiro

A circulação de comboios na Linha do Norte está cortada no sentido Sul-Norte devido à presença de um cadáver na estação de Avanca, no distrito de Aveiro, disse à Lusa fonte da GNR.

Associação contesta posição de Pinto Luz sobre reabertura total da Linha do Douro

A Associação Vale d'Ouro contestou este domingo as declarações do ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, que não considerou prioritária a reabertura da Linha do Douro até Barca d'Alva, lamentando o "profundo desconhecimento" sobre aquela ferrovia.

Colisão entre dois carros provoca seis feridos em Barcelos

Seis pessoas ficaram feridas, na tarde deste domingo, após a colisão de dois veículos ligeiros de passageiros, na Estrada Nacional 103, em Barcelinhos, apurou o Porto Canal junto do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.