FC Porto (Hóquei em patins): Clássico à vista em Matosinhos. Crónica do jogo

FC Porto (Hóquei em patins): Clássico à vista em Matosinhos. Crónica do jogo
| Desporto
Porto Canal

O FC Porto bateu nesta quinta-feira a Oliveirense (1-0), no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis, qualificando-se assim para a Final Four da Liga dos Campeões, que se disputa nos dias 10 e 11 de maio em Matosinhos. Depois do triunfo por 4-2 no Dragão Arena, na primeira mão, os azuis e brancos geriram a vantagem com mestria, somaram mais uma vitória e já sabem que vão defrontar o Benfica nas meias-finais.

Numa primeira parte em que as defesas levaram sempre a melhor sobre os ataques, à exceção de uma bola nos ferros em cada uma das balizas, a diferença entre o número de faltas e o número de remates era pouca, mas a verdade é que o 0-0 registado ao intervalo servia as pretensões do FC Porto. Na etapa complementar, as melhores oportunidades pertenceram aos Dragões, mas a inspiração de Xano Edo foi adiando mais um triunfo portista nesta eliminatória, selado com um grande golo de Hélder Nunes a pouco mais de um minuto do fim.

O FC Porto volta a entrar em campo no próximo domingo, às 17h00 (Porto Canal), no Pavilhão dos Desportos de São João da Madeira, frente à AD Sanjoanense, em jogo da 22.ª jornada do Campeonato Nacional.

FICHA DE JOGO

OLIVEIRENSE-FC PORTO, 0-1
Liga dos Campeões, quartos de final, 2.ª mão
3 de abril de 2025
Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis

Árbitros: Ruben Fernández e Daniel Villar (Espanha)

OLIVEIRENSE: Xano Edo (g.r.), Bruno Di Benedetto, Marc Torra (cap.), Nuno Santos e Lucas Martínez
Suplentes: Diogo Alves (g.r.), Facundo Navarro, Diogo Lemos, Franco Platero e Diogo Abreu
Treinador: Nuno Resende

FC PORTO: Xavier Malián (g.r.), Edu Lamas, Rafa, Gonçalo Alves (cap.) e Carlo Di Benedetto
Suplentes: Leonardo Pais (g.r.), Telmo Pinto, Hélder Nunes, Ezequiel Mena e Diogo Barata
Treinador: Ricardo Ares

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Hélder Nunes (49m)

+ notícias: Desporto

Martín Anselmi: “Perder dói-nos, mas também nos gera uma sede de vingança e de conquista”

A 29.ª jornada da Liga vai levar o FC Porto até ao Estádio Municipal de Rio Maior para um duelo com o Casa Pia (sábado, 20h30, Sport TV). Perante um adversário que “vem fazendo as coisas bem”, Martín Anselmi garantiu que o coletivo portista está focado em dar uma resposta forte após a derrota na ronda anterior. “O prestígio está sempre em jogo. Controlamos o que queremos fazer e queremos ir em busca destes três pontos, queremos ser uma equipa que demonstre que tem essa sede de vingança imediata”, afirmou o treinador dos Dragões. À entrada para esta ronda, o FC Porto é quarto classificado, com 56 pontos, enquanto o Casa Pia segue na oitava posição, com 40.

Samuel Portugal: “Somos guarda-redes por paixão”

Depois de Cláudio Ramos, Bárbara Marques, Diogo Costa, Gonçalo Ribeiro e Diogo Fernandes, esta sexta-feira chegou a vez de Samuel Portugal visitar as 140 crianças inscritas no Super Camp Especial Guarda-Redes organizado pela Dragon Force de Ermesinde. “Muito orgulhoso por ver que esta nova geração se interessa pela posição”, o guardião portista reparou “que a qualidade dos treinos evoluiu muito” e aproveitou para deixar alguns conselhos aos mais jovens: “Com esta idade o mais importante é chegar ao campo e brincar com a bola, sem pressão, a seu tempo eles irão perceber se podem ser jogadores profissionais”.

Telmo Pinto: “Aspiramos ao primeiro lugar do campeonato”

Depois de triunfar na sempre difícil pista da AD Sanjoanense de Reinaldo Ventura, o FC Porto está de regresso ao Dragão Arena na 23.ª jornada do Campeonato Nacional, na qual recebe o Valongo (sábado, 15h00, Porto Canal). Perante “uma equipa forte”, mas que “não tem andado nos lugares que merece e que aspira”, Telmo Pinto relembrou a derrota portista em Valongo e não escondeu que “isso dá-nos ainda mais motivação para os defrontar”. O FC Porto é terceiro classificado, com 54 pontos, menos um do que o líder Sporting, enquanto o Valongo segue na oitava posição, com 25.