Sistema de emissão de certificados de óbito com constrangimentos de acesso, anunciou DGS

Sistema de emissão de certificados de óbito com constrangimentos de acesso, anunciou DGS
Foto: Lusa
| País
Porto Canal/ Agências

O acesso à emissão de certificados de óbitos por parte das instituições dos setores social e privado está limitado, devido a constrangimentos técnicos na plataforma eletrónica, anunciou esta quinta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Em comunicado, a DGS adiantou que o Sistema de Informação dos Certificados de Óbito (SICO) “tem vindo a apresentar constrangimentos técnicos”, que alteraram o modo de acesso aos prestadores dos setores privado e social, limitando a emissão de certificados de óbito através desta plataforma.

De acordo com a direção-geral, as dificuldades técnicas não estão a abranger as instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS), uma vez que no setor público “não há constrangimentos na emissão dos certificados de óbito”.

“A DGS, em conjunto com a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), está a trabalhar para que o acesso à emissão de certificados de óbito para o setor privado e social volte a ser realizado do mesmo modo que nas entidades do SNS”, avançou ainda o comunicado.

Segundo a DGS, que lamentou os eventuais transtornos causados pelos constrangimentos registados, os SPMS estão disponíveis para apoiar a resolução de casos pontuais, através do seu centro de suporte.

O SICO é um sistema de informação que permite a articulação das entidades envolvidas no processo de certificação dos óbitos, com o objetivo de melhorar a qualidade e o rigor da informação e a rapidez de acesso aos dados em condições de segurança e no respeito pela privacidade dos cidadãos.

Este sistema permite a desmaterialização dos certificados de óbito, o tratamento estatístico das causas de morte e a emissão e transmissão dos certificados de óbito às conservatórias do Instituto dos Registos e do Notariado para efeitos de elaboração dos assentos de óbito.

O registo de óbitos ocorridos em Portugal é obrigatório desde 2004.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.