Março foi um dos meses mais frio e com precipitação acima do normal, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Março foi um dos meses mais frio e com precipitação acima do normal, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera
| País
Porto Canal/ Agências

O mês de março foi muito chuvoso e frio em Portugal continental, com um valor de precipitação de 229,4% acima do normal, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No boletim climatológico do mês de março, o IPMA diz que foi o quinto mês com mais chuva desde o ano 2000 e que em nove estações meteorológicas foram registados extremos de precipitação.

Devido à depressão Martinho, uma das que atravessou o continente no mês passado, foram registados extremos de vento em 36 estações meteorológicas, 10 deles extremos absolutos.

A estação meteorológica do Cabo da Roca registou o valor mais elevado: 169,2 quilómetros por hora.

Em relação à chuva, o IPMA diz que se registou um total de 177,5 milímetros acima do normal, o que corresponde a 229,4% do valor médio no período 1991-2020.

Ficaram registados nove novos extremos de precipitação e no fim do mês não havia no continente qualquer classe de seca meteorológica.

Março foi o nono mais frio deste século, com uma média de temperatura do ar de 11,81ºC (graus celsius).

A média da temperatura máxima, nos 16,37ºC, foi menos 1,19ºC do que o normal, ainda que a média da temperatura mínima tivesse estado ligeiramente acima do normal.

Ainda assim, no dia 23 de março as Penhas Douradas registaram uma temperatura de 5,3ºC negativos, e uma semana depois (dia 31) em Dunas de Mira registaram-se 29,8ºC, segundo o resumo do Boletim Mensal do IPMA.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.