Lançado esta quarta-feira concurso público para dragagens de portos do Norte

Lançado esta quarta-feira concurso público para dragagens de portos do Norte
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos lançou esta quarta-feira um concurso público para obras de dragagem e bombagem em Vila Praia de Âncora, Castelo do Neiva, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Angeiras e Esposende.

O anúncio publicado no Jornal Oficial da União Europeia divide o concurso em dois lotes, sendo que um deles abrange os portos de Vila Praia de Âncora e Castelo do Neiva, no distrito de Viana do Castelo, e da Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Angeiras, no distrito do Porto, para resolver o problema do assoreamento das infraestruturas.

O outro lote do concurso diz respeito ao porto de Esposende, no distrito de Braga.

A publicação não indica o valor dos procedimentos, estipulando até 30 de abril o prazo para a apresentação de propostas.

A Câmara de Caminha aprovou a 05 de março uma recomendação ao Governo para garantir o início, em abril, das dragagens de desassoreamento do porto de mar de Vila Praia de Âncora.

Na proposta, o presidente da autarquia, Rui Lages (PS), observava que os “atrasos sucessivos” no desassoreamento podiam colocar “em causa o arranque das dragagens em abril”, colocando em causa “a atividade piscatória e o sustento de toda uma comunidade”.

Em janeiro, fonte do Ministério da Agricultura e Pescas disse à Lusa pretender que a dragagem dos portos de pescas do Norte do país arrancasse em abril, prevendo que o concurso fosse lançado naquele mês.

O lançamento das obras estava previsto para 2024, mas o concurso público emitido, em outubro, pela DGRM - Direção-Geral dos Recurso Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, no valor de 7,3 milhões de euros, acabou por não ter desfecho positivo, indicou a tutela.

O assoreamento no portinho de Vila Praia de Âncora, que conta com pouco mais de 20 embarcações de pesca tradicional e uma centena de pescadores, é um problema recorrente devido à configuração do portinho, construído há mais de uma década.

Estima-se que a atividade piscatória envolva perto de 200 pessoas em Vila Praia de Âncora, da pesca propriamente dita à venda ou restauração.

+ notícias: Norte

André Villas-Boas: “Contem com o FC Porto”

Na mais recente edição da Dragões, já disponível em formato digital, André Villas-Boas reflete sobre os pontos altos e baixos de “mais um mês repleto de acontecimentos relevantes”, começando por “destacar o sucesso obtido com o empréstimo obrigacionista” que “atingiu quase 60 milhões de euros” e provou ser possível “reconquistar a confiança do mercado com uma gestão financeira rigorosa e um controlo de gestão efetivo”.

Trabalhadores pedem reaproveitamento industrial da antiga refinaria de Matosinhos

A Comissão Central de Trabalhadores (CCT) da Petrogal defendeu esta sexta-feira o reaproveitamento industrial dos terrenos da antiga refinaria de Matosinhos, que encerrou em 2021, ajustado às necessidades energéticas do país.

Albufeiras das barragens do Tâmega com plano de ordenamento dentro de um ano

O plano de ordenamento das albufeiras das três barragens do Tâmega estará concluído em um ano, visa harmonizar o potencial turístico com a proteção da massa de água e será financiado pela Iberdrola até 500 mil euros.