Lista de candidatos do PS de Braga foi chumbada. Decisão está agora nas mãos de Pedro Nuno Santos

Lista de candidatos do PS de Braga foi chumbada. Decisão está agora nas mãos de Pedro Nuno Santos
Foto: Lusa
| Norte
Porto Canal/ Agências

A comissão política federativa do PS/Braga chumbou esta terça-feira, numa reunião, a lista de candidatos a deputados do PS por Braga, com 38 votos contra e 31 a favor, adiantou à Lusa fonte socialista.

De acordo com a mesma fonte, a lista começava apenas a partir do terceiro lugar e os dois primeiros eram deixados à escolha do secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos.

Da lista chumbada, surgia em terceiro lugar o atual deputado Pedro Sousa, seguido da também deputada Irene Costa, do vereador na Câmara de Guimarães Paulo Silva e do deputado municipal de Famalicão Paulo Silva.

Nesta reunião do PS/Braga foi aprovada uma recomendação, por unanimidade, para que a antiga eurodeputada Isabel Estrada Carvalhais seja indicada cabeça de lista por este distrito.

A decisão sobre a lista deverá passar agora para as mãos de Pedro Nuno Santos.

Nas últimas eleições legislativas, em 2024, a lista por Braga, círculo pelo qual foram eleitos seis deputados, foi encabeçada por José Luís Carneiro, opositor interno do atual líder do PS nas eleições para a liderança socialista, seguido de Palmira Maciel, que não surge na lista que foi rejeitada.

A reunião da Comissão Política Nacional do PS que vai aprovar as listas de candidatos a deputados a todos os círculos eleitorais decorreu esta terça-feira à noite na sede do PS, em Lisboa.

De acordo com estatutos do PS, cabe ao secretário-geral, Pedro Nuno Santos, indicar um terço do total de lugares, sendo os restantes dois terços da responsabilidade das comissões políticas federativas de cada círculo eleitoral.

+ notícias: Norte

André Villas-Boas: “Contem com o FC Porto”

Na mais recente edição da Dragões, já disponível em formato digital, André Villas-Boas reflete sobre os pontos altos e baixos de “mais um mês repleto de acontecimentos relevantes”, começando por “destacar o sucesso obtido com o empréstimo obrigacionista” que “atingiu quase 60 milhões de euros” e provou ser possível “reconquistar a confiança do mercado com uma gestão financeira rigorosa e um controlo de gestão efetivo”.

Trabalhadores pedem reaproveitamento industrial da antiga refinaria de Matosinhos

A Comissão Central de Trabalhadores (CCT) da Petrogal defendeu esta sexta-feira o reaproveitamento industrial dos terrenos da antiga refinaria de Matosinhos, que encerrou em 2021, ajustado às necessidades energéticas do país.

Albufeiras das barragens do Tâmega com plano de ordenamento dentro de um ano

O plano de ordenamento das albufeiras das três barragens do Tâmega estará concluído em um ano, visa harmonizar o potencial turístico com a proteção da massa de água e será financiado pela Iberdrola até 500 mil euros.