Elétricos do Porto vão ter travagem automática em 2027 para casos de emergência

Elétricos do Porto vão ter travagem automática em 2027 para casos de emergência
| Porto
Porto Canal

A partir de 2027 espera-se que os elétricos que circulem no Porto sejam mais seguros e não estejam totalmente dependentes dos guarda-freios. A STCP, em parceria com o INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, está a implementar um sistema inovador de travagem automática nos seus elétricos, com o objetivo de aumentar a segurança dos passageiros. O investimento será útil em situações de emergência, como, por exemplo, caso o guarda-freios se sinta mal ou tenha algum problema de saúde durante a viagem.

O projeto está a ser desenvolvido de forma gradual, escreve o jornal Público esta segunda-feira, com a previsão de que, até o final de 2027, todos os sete elétricos ainda em funcionamento na cidade sejam equipados com esta tecnologia. O investimento total para a implementação do sistema deverá rondar os 400 mil euros.

Este projeto surge num contexto de crescente utilização do transporte elétrico, com quase 639 mil pessoas a utilizar aquele serviço da STCP em 2024. A introdução da travagem automática é uma medida importante para garantir a segurança dos passageiros e a fiabilidade do sistema de transportes públicos da cidade do Porto.

Foi no Porto que, há quase 130 anos, se fez a primeira viagem de elétrico da Península Ibérica. Em tempos áureos, a rede chegou a ser de 150 quilómetros. Hoje é diferente e a história centenária do elétrico circula a bordo de apenas sete viaturas. Ao contrário do que se pensa, os números mostram que o elétrico não segue no sentido da extinção: em 2023 foram quase 700 mil passageiros.

+ notícias: Porto

Coliseu Box nasce dentro do Coliseu do Porto aberto a novos espetáculos e públicos

A Coliseu Box, nova sala de espetáculos de média dimensão do Porto, criada no Coliseu do Porto, foi apresentada como espaço para atrair novos públicos e espetáculos, tendo uma capacidade para 400 pessoas sentadas ou 750 em pé.

Grupo acusado de roubar carros para roubos violentos no Porto começou a ser julgado

O grupo acusado de furtar viaturas para realizar roubos violentos na Área Metropolitana do Porto, durante 2024, começou a ser julgado esta quarta-feira, no Porto, com dois dos arguidos e entrarem em contradição e um deles negar ser “o cabecilha”.

Chega do Porto pede mais fiscalização a “instalações precárias” onde vivem imigrantes

O vereador do Chega na Câmara do Porto defendeu ser necessário mais ações de fiscalização por toda a cidade a “instalações precárias” anexas a “lojas de fachada” destinadas a habitação de imigrantes.