João Trocado da Costa é o candidato do PS à Câmara da Póvoa de Varzim nas Autárquicas

Porto Canal/ Agências
João Trocado da Costa, vereador do PS na Câmara da Póvoa de Varzim, é o candidato dos socialistas a este município do distrito do Porto nas eleições autárquicas deste ano, anunciou esta quarta-feira o próprio à agência Lusa.
O nome de João Trocado da Costa, de 44 anos, economista, e que exerce o cargo de vereador, sem pelouro, na autarquia desde 2021, foi aprovado pelas estruturas distritais e nacionais do PS e divulgado no passado sábado.
“Ao longo destes últimos quatro anos mostramos que é possível estar na oposição com bom senso, com responsabilidade e com uma postura serena. Agora, há uma oportunidade que resulta do fim de um ciclo político já bastante longo para concentrar os esforços para fazer a mudança que a Póvoa precisa”, disse o candidato do PS à agência Lusa.
Nesse último ciclo de governação da Câmara da Póvoa de Varzim esteve o social-democrata Aires Pereira, que liderou a autarquia nos últimos 12 anos, e ao qual João Trocado da Costa nota um “descontentamento dos poveiros”.
“Noto a confiança das pessoas que o projeto do PS para a Póvoa de Varzim seja a alternativa que o concelho precisa. O descontentamento existe, fala-se nisso, ouço-o diariamente. O meu grande desafio é mostrar que somos essa alternativa em que as pessoas possam confiar”, acrescentou.
Entre as suas prioridades, João Trocado da Costa destaca duas questões fundamentais, envolvendo a mobilidade para a cidade, versando a requalificação da rotunda de entrada na Póvoa de Varzim e a melhoria das acessibilidades ao novo pavilhão multiúsos Póvoa Arena.
“Os poveiros já perceberam que o que está a ser refeito [na rotunda] não é solução. A rotunda precisa de uma solução de desnivelamento, e é isso que vamos fazer, garantindo um acesso mais eficiente e seguro à cidade”, explicou o candidato.
O socialista aprofundou sobre a necessidade da melhoria das infraestruturas viárias de acesso ao pavilhão Póvoa Arena, um projeto que considera mal planeado para o fluxo de tráfego da cidade.
“A Póvoa Arena (...) foi inserida num local sem estrutura viária adequada para receber eventos de grande dimensão. Precisamos para o local de um planeamento mais eficaz e adequado às necessidades da cidade”, acrescentou.
A candidatura do PS à autarquia, que será apresentada no início de junho, inclui ainda várias propostas sociais, como a criação de creches públicas e a construção de novos espaços verdes no centro da cidade.
“Essas são obras que fazem falta e que vamos implementar, porque sabemos que uma cidade moderna e sustentável precisa de espaços que promovam qualidade de vida, bem-estar e um apoio real às famílias poveiras”, afirmou João Trocado da Costa.
O executivo da Póvoa de Varzim é atualmente formado por sete eleitos do PS e dois do PSD.
Além de João Trocado da Costa (PS), também Andrea Silva, atual vereadora do PSD, já confirmou que será candidata dos social-democratas à sucessão de Aires Pereira, que não se pode recandidatar por ter atingido o limite de três mandatos.
As eleições autárquicas deverão decorrer entre setembro e outubro deste ano.