João Trocado da Costa é o candidato do PS à Câmara da Póvoa de Varzim nas Autárquicas

João Trocado da Costa é o candidato do PS à Câmara da Póvoa de Varzim nas Autárquicas
Foto: Facebook João Trocado
| Norte
Porto Canal/ Agências

João Trocado da Costa, vereador do PS na Câmara da Póvoa de Varzim, é o candidato dos socialistas a este município do distrito do Porto nas eleições autárquicas deste ano, anunciou esta quarta-feira o próprio à agência Lusa.

O nome de João Trocado da Costa, de 44 anos, economista, e que exerce o cargo de vereador, sem pelouro, na autarquia desde 2021, foi aprovado pelas estruturas distritais e nacionais do PS e divulgado no passado sábado.

“Ao longo destes últimos quatro anos mostramos que é possível estar na oposição com bom senso, com responsabilidade e com uma postura serena. Agora, há uma oportunidade que resulta do fim de um ciclo político já bastante longo para concentrar os esforços para fazer a mudança que a Póvoa precisa”, disse o candidato do PS à agência Lusa.

Nesse último ciclo de governação da Câmara da Póvoa de Varzim esteve o social-democrata Aires Pereira, que liderou a autarquia nos últimos 12 anos, e ao qual João Trocado da Costa nota um “descontentamento dos poveiros”.

“Noto a confiança das pessoas que o projeto do PS para a Póvoa de Varzim seja a alternativa que o concelho precisa. O descontentamento existe, fala-se nisso, ouço-o diariamente. O meu grande desafio é mostrar que somos essa alternativa em que as pessoas possam confiar”, acrescentou.

Entre as suas prioridades, João Trocado da Costa destaca duas questões fundamentais, envolvendo a mobilidade para a cidade, versando a requalificação da rotunda de entrada na Póvoa de Varzim e a melhoria das acessibilidades ao novo pavilhão multiúsos Póvoa Arena.

“Os poveiros já perceberam que o que está a ser refeito [na rotunda] não é solução. A rotunda precisa de uma solução de desnivelamento, e é isso que vamos fazer, garantindo um acesso mais eficiente e seguro à cidade”, explicou o candidato.

O socialista aprofundou sobre a necessidade da melhoria das infraestruturas viárias de acesso ao pavilhão Póvoa Arena, um projeto que considera mal planeado para o fluxo de tráfego da cidade.

“A Póvoa Arena (...) foi inserida num local sem estrutura viária adequada para receber eventos de grande dimensão. Precisamos para o local de um planeamento mais eficaz e adequado às necessidades da cidade”, acrescentou.

A candidatura do PS à autarquia, que será apresentada no início de junho, inclui ainda várias propostas sociais, como a criação de creches públicas e a construção de novos espaços verdes no centro da cidade.

“Essas são obras que fazem falta e que vamos implementar, porque sabemos que uma cidade moderna e sustentável precisa de espaços que promovam qualidade de vida, bem-estar e um apoio real às famílias poveiras”, afirmou João Trocado da Costa.

O executivo da Póvoa de Varzim é atualmente formado por sete eleitos do PS e dois do PSD.

Além de João Trocado da Costa (PS), também Andrea Silva, atual vereadora do PSD, já confirmou que será candidata dos social-democratas à sucessão de Aires Pereira, que não se pode recandidatar por ter atingido o limite de três mandatos.

As eleições autárquicas deverão decorrer entre setembro e outubro deste ano.

+ notícias: Norte

Autarca admite possibilidade futura de voos comerciais no aeródromo de Braga

O presidente da Câmara de Braga admitiu esta sexta-feira que no futuro o Aeródromo de Palmeira poderá vir a acolher voos comerciais, mas sublinhou que a prioridade imediata é utilizar aquela infraestrutura para fins formativos dentro do setor aeronáutico.

Autarca de Braga admite "casos isolados" de habitação ilegal em lojas e garagens

O presidente da Câmara de Braga admitiu a existência na cidade de “casos isolados” de pessoas que pagam para viver em lojas ou garagens, e pediu que as situações detetadas sejam denunciadas, para acionamento dos mecanismos legais.

Subida do preço dos ovos faz folares de Vale de Ílhavo ficarem mais caros

Várias padeiras de Vale de Ílhavo decidiram subir o preço dos folares cozidos em forno a lenha, um produto tradicional desta localidade de Ílhavo, no distrito de Aveiro, devido à escalada do preço dos ovos.