Autarca Domingos Silva é o cabeça de lista do PSD à Câmara de Ovar

Porto Canal / Agências
O candidato do PSD à Câmara de Ovar nas eleições autárquicas deste ano é o presidente dessa autarquia do distrito de Aveiro, Domingos Silva, revelou esta segunda-feira o partido, que para liderar a Assembleia Municipal escolheu Salvador Malheiro, seu antecessor.
Domingos Silva era o vice-presidente da Câmara quando Salvador Malheiro deixou o cargo, em março de 2024, para assumir funções no parlamento e, após um ano no exercício pleno da presidência do executivo, viu o seu nome aprovado na concelhia do PSD “por unanimidade e aclamação” – tal como aconteceu com o candidato à Assembleia Municipal.
“Assumo esta candidatura com o compromisso de continuar a trabalhar incansavelmente pelo progresso do nosso concelho e de retribuir tudo o que ele me deu. Aceitei ser candidato porque quero concluir as muitas obras, programas e projetos que temos em curso, mas, acima de tudo, porque Ovar enfrenta desafios exigentes que requerem seriedade, experiência, rigor e competência”, declarou Domingos Silva.
Entre as suas prioridades para o próximo mandato, o autarca destaca “a defesa da costa, da ria e da Barrinha de Esmoriz”, bem como o desassoreamento dos cais ribeirinhos, a reabilitação da Estrada Nacional 109 e a “modernização da ferrovia, com a requalificação da Linha do Norte e a construção da linha da alta velocidade”.
O candidato diz-se ainda empenhado na regeneração urbana de todas as freguesias do concelho, na “valorização equitativa” dessas oito localidades, na revisão do Plano Diretor Municipal, no reforço dos projetos locais de gestão e valorização de resíduos, na finalização da Estratégia Local de Habitação já implementada e no lançamento de “um amplo programa de habitação jovem” para ajudar à fixação demográfica no território.
Já a nível cultural, a prioridade será a valorização do Carnaval de Ovar mediante “a melhoria do trajeto do corso” e a criação de um espaço museológico dedicado à história dessa festividade vareira.
Nascido em junho de 1965, Domingos Silva formou-se como economista e gestor, tendo o que o PSD descreve como “uma vasta experiência na administração de empresas dos setores industrial, comercial e de serviços” e um percurso também “marcado pelo envolvimento na vida associativa”, no que se destaca a presidência do Orfeão de Ovar.
A nível político, a sua carreira teve início em 1989, quando integrou, como não militante, as listas do PSD à Assembleia Municipal de Ovar, onde viria a cumprir vários mandatos e a ser líder de bancada. Entretanto, filiou-se no partido, em 2013 assumiu funções como vereador e vice-presidente da câmara, na equipa de Salvador Malheiro, e desde 2020 preside à comissão social-democrata local.
Quanto a Salvador Malheiro, o engenheiro e professor universitário é doutorado em Ciências para a Engenharia, tendo uma especialização em Energia, Térmica e Combustão pela Universidade de Poitiers, em França. Além da liderança nas estruturas concelhias e distritais do PSD, no seu percurso salienta-se a presidência da Câmara de Ovar durante três mandatos e a vice-presidência do PSD nacional durante a liderança de Rui Rio.
Já na Assembleia da República, onde exerceu funções desde março de 2024 até à dissolução do parlamento na semana passada, foi presidente da Comissão de Ambiente e Energia.
Em Ovar, além de Domingos Silva, às eleições autárquicas que deverão realizar-se em setembro ou outubro ainda só foi formalizada a candidatura de Emanuel Oliveira, pelo PS.
Essa autarquia costeira com cerca de 148 quilómetros quadrados e 55.400 habitantes é atualmente gerida com maioria absoluta pelo PSD, que tem sete eleitos no executivo camarário, face a apenas dois vereadores do PS.