Festival Planície Mediterrânica estreia "7Luas.Cordas.Orkestra" em Castro Verde

| País
Porto Canal / Agências

Castro Verde, 04 set (Lusa) - A estreia da produção musical "7Luas.Cordas.Orkestra", fruto de uma residência artística de seis músicos de quatro países do Mediterrâneo, marca o "pontapé de saída" do Festival Planície Mediterrânica deste ano, dia 11 deste mês, em Castro Verde.

O concerto, às 21:30, no Cineteatro Municipal de Castro Verde, vai abrir o Planície Mediterrânica, através do qual a vil alentejana integra a rede do Festival Sete Sóis Sete Luas, que este ano envolve 33 municípios de 13 países da Europa, da África e da América do Sul, entre os quais sete portugueses.

A residência artística para criar a produção original da rede vai decorrer entre os dias 08 e 11 deste mês, em Castro Verde, e envolver os músicos Luís Peixoto (bandolim) e André Sousa Machado (percussão), de Portugal, Mimmo Epifani (guitarra) e Andrea Lupi (baixo), de Itália, Dany (voz), de Cabo-Verde, e Rudi Bucar (voz e guitarra), da Eslováquia.

Segundo a Câmara de Castro Verde, a promotora do Planície Mediterrânica, a "7Luas.Cordas.Orkestra" vai apresentar um repertório de músicas tradicionais, composições originais e novos arranjos já editados, numa conjugação de diferentes estilos musicais do Mediterrâneo e numa viagem pelas culturas dos países que integram a rede do Festival Sete Sóis Sete Luas.

O Festival Planície Mediterrânica, promovido em parceria com as associações Sete Sóis Sete Luas e PédeXumbo, celebra a tradição e a identidade mediterrânicas de Castro Verde, através das artes, dos sabores e da maneira de ser e de estar do Alentejo e de intercâmbios com outras culturas do Mediterrâneo.

O programa dos concertos principais do festival, marcado pelas polifonias do Mediterrâneo, inclui, além do espetáculo de abertura, sempre a partir das 21:30, no Cineteatro Municipal de Castro Verde, as atuações dos franceses Du Bartàs (dia 12), da italiana Sossiobanda (dia 13) e da Vibra.Sóis.Orkestra (dia 14), outra das produções originais do Festival Sete Sóis Sete Luas deste ano.

Para "um pezinho de dança", o festival inclui vários concertos/baile animados por Karrossel (dia 12), A Máquina de Meter Medo, Mala Herba e DJ Pumba (dia 13).

O festival oferece ainda animações musicais, com atuações de Paulo Ribeiro (dia 12), Pedro Mestre e a sua Viola Campaniça (dia 13) e de vários grupos corais alentejanos, e de rua, a cargo do grupo português Garatuja (dias 12 e 13) e da companhia espanhola Carros de Foc (dia 13).

Além de concertos, bailes e animações, o festival inclui uma Feira de Velharias e Produtos da Terra, um café, um bar, um restaurante e uma esplanada mediterrânicos, oficinas, instalações artísticas, exposições, o 5.º Encontro de Bicicletas Antigas e uma volta pelas tabernas de Castro Verde.

"Deixem Falar as Pedras", da portuguesa Vanda Palma, e "Horizon Plombé", do marroquino Hassan Echair, são as duas instalações artísticas que poderão ser apreciadas durante o festival, respetivamente na rua D. Afonso e na Casa Faleiro.

"Con L'isola Dentro, Viaggi tra genti e luoghi do Siciclia", com fotografias do italiano Charley Fazio, na sede da União de Freguesias de Castro Verde e Casével, e a coletiva de artistas locais "Na Toca da Lebre", na rua D. Afonso, são as exposições para ver durante o festival.

LL // MLM

Lusa/Fim

+ notícias: País

Calor está de regresso e com temperaturas recorde para este ano

As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira, prevendo-se máximas que podem ultrapassar os 30 graus em alguns locais de Portugal continental, disse à agência Lusa o meteorologista Pedro Sousa.

GNR e PSP aplicaram 90 contraordenações após fiscalizarem 43 bares noturnos

A GNR e a PSP fiscalizaram no fim de semana 43 estabelecimentos de diversão noturna que resultou na aplicação de 90 autos de contraordenação, refere um comunicado conjunto das duas forças de segurança.

PSP e GNR vão fiscalizar uso do telemóvel na condução

A PSP e a GNR vão estar nos próximos oito dias na estrada a alertar os condutores para os riscos do uso do telemóvel a conduzir, numa operação de fiscalização e sensibilização, foi esta segunda-feira anunciado.