Câmara do Porto quer expropriar prédio em ruínas junto à ponte Luís I para arrendamento acessível

Câmara do Porto quer expropriar prédio em ruínas junto à ponte Luís I para arrendamento acessível
| Porto
João Nogueira

O prédio de cinco pisos na Avenida de Vímara Peres chama a atenção por estar em ruínas e pela obra de arte urbana de Frederico Draw, conhecida por “An.fi.tri.ão”. Mas tudo indica que aquele edifício que dá de caras com a Ponte Luís I venha a ser reabilitado e sirva para o mercado de arrendamento acessível. Pelo menos, é esse o objetivo da Câmara do Porto que, esta segunda-feira, vota a expropriação daquele edificado e que é avaliada em 210 mil euros.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

O imóvel faz parte da Área de Reabilitação Urbana (ARU) do Centro Histórico, onde cerca de 34% dos edifícios estão em mau estado de conservação. A reabilitação do prédio será feita ao lado de outro imóvel municipal também em degradação. A proposta vai a discussão na reunião de executivo municipal esta segunda-feira.

A vistoria ao prédio, realizada em abril de 2023, revelou várias falhas de segurança. A porta do rés-do-chão estava danificada, permitindo o acesso de estranhos ao interior. Em maio, uma nova inspeção constatou que parte da fachada estava a cair, o que aumentava o risco para a segurança pública. Após várias tentativas de contactar os proprietários sem sucesso, a Câmara decidiu avançar com a expropriação.

O prédio será requalificado, com as caves e o rés-do-chão destinados a atividades comerciais, e os andares superiores a habitação. O objetivo é transformar a área, que atualmente está degradada, criando um espaço de socialização e oferecendo uma esplanada com vista para o Centro Histórico do Porto.

+ notícias: Porto

Avenida D. Carlos I no Porto cortada a partir das 00h00 devido a agitação marítima

A circulação automóvel e pedonal na Avenida D. Carlos I, na zona da barra do Douro, no Porto, vai ser cortada à meia-noite devido às previsões de agravamento do estado do tempo e de forte agitação marítima.

Linha Rosa do Metro do Porto estará operacional até março de 2027

A Linha Rosa do Metro do Porto, que ligará São Bento à Casa da Música, estará operacional até março de 2027, apesar de a empreitada ser concluída ainda este ano, anunciou, esta terça-feira, o presidente da empresa, Emídio Gomes.

Alojamento ilegal que terá albergado dezenas de imigrantes selado no centro do Porto

A Polícia Municipal do Porto selou esta quarta-feira, no centro da cidade, um alojamento ilegal de dois pisos que terá albergado, ilegalmente, cerca de 50 imigrantes, uma ação relacionada com questões de dignidade humana, disse o presidente da Câmara.