Joaquim Santos vai ser nome de museu de Penafiel em homenagem ao antigo campeão

Joaquim Santos vai ser nome de museu de Penafiel em homenagem ao antigo campeão
Foto: Website Rota do Românico
| Norte
Porto Canal/ Agências

O museu dos automóveis antigos de Penafiel vai passar a designar-se Museu Joaquim Santos, numa homenagem ao antigo campeão nacional de ralis, natural daquele concelho e falecido no ano passado, foi revelado.

A cerimónia de atribuição do nome está marcada para sábado, às 15h30, na sede do Clube Penafidelense dos Automóveis Antigos, entidade que gere o museu.

O momento vai contar com a presença de familiares de Joaquim Santos e representantes da entidade federativa de automobilismo, entre outros convidados.

O museu vai apresentar uma exposição com viaturas de competição conduzidas pelo antigo campeão nacional, incluindo o Ford Escort da equipa Diabolique, com o qual venceu vários campeonatos nacionais. No espaço vão ser exibidos dezenas de troféus conquistados por Joaquim Santos, fotografias e vídeos do piloto.

Desde 2017, Penafiel organiza anualmente o evento “Penafiel Racing Fest”, que inclui no seu programa um rali nas estradas do concelho, designado Taça Joaquim Santos, que homenageia o antigo campão.

Joaquim, Santos, cidadão honorário de Penafiel, morreu com 71 anos, no dia 18 de março de 2024.

Na sua carreira destacam-se várias conquistas, sobretudo quatro títulos de Campeão Nacional de Ralis (1982, 1983, 1984 e 1992).

Joaquim Santos detém também o recorde de vitórias no Campeonato Nacional de Ralis.

+ notícias: Norte

Médico quer criar em Portugal associação dedicada a tumores do fígado

O médico moçambicano Hipólito Mussagy quer criar uma associação de doentes para ajudar quem sofre de carcinoma hepatocelular, “doença silenciosa considerada quase incurável” e que o próprio sofreu, encontrando-se em vigilância no Hospital São João, no Porto.

Jovem acusado de instigar massacres no Brasil começa a ser julgado na Feira

Um jovem acusado de ter instigado massacres em escolas no Brasil, incluindo um em que morreu uma adolescente, vai começar a ser julgado esta quinta-feira no Tribunal da Feira, no distrito de Aveiro.

Sindicato acusa ULS Entre Douro e Vouga de incumprimentos salariais

O Sindicato dos Médicos do Norte (SMN) acusou esta quinta-feira a ULS Entre Douro e Vouga de não pagar atempadamente aos médicos internos de formação geral, situação que a instituição atribui a um período “muito concentrado” de processamento de salários.