Ventura diz que candidatura de Montenegro abre precedente e “não prestigia a democracia”

Ventura diz que candidatura de Montenegro abre precedente e “não prestigia a democracia”
| Política
Porto Canal/ Agências

O presidente do Chega considerou esta sexta-feira que a candidatura de Luis Montenegro nas próximas legislativas “não prestigia a democracia” e “abre sérias questões de integridade moral, ética e até legal”, e pode “abrir um precedente perigoso”.

“As eleições são sempre um jogo em aberto, vamos ver o que vai acontecer, mas que a candidatura de Luis Montenegro abre serias questões de integridade moral e ética e até legal, abre”, sustentou André Ventura, em Matosinhos, no distrito do Porto, à margem de uma visita à Qualifica – Feira de Educação, Formação e Juventude.

Segundo o líder do Chega, candidatar-se “é uma opção” de Luis Montenegro que “não prestigia a democracia”, porque o “melhor serviço” que o atual primeiro-ministro e presidente do PSD faria ao “país, à democracia e à integridade da democracia era não se candidatar”.

Apesar de admitir que não há qualquer norma que impeça Luis Montenegro de se candidatar nas legislativas, André Ventura alertou para uma possível consequência dessa decisão: “Isto cria um precedente na democracia e cria uma regra que pode ficar com efeitos para o futuro, que é um primeiro-ministro poder ser suspeito de todas as coisas, das coisas mais incríveis ou das menos incríveis, e apresentar-se a votos para dizer ‘se as pessoas votarem em mim as suspeitas apagam-se’”.

“Eu não encontro uma pessoa que compreenda bem porque é que vamos a votos (…) acho que no seu íntimo toda a gente sabe que vamos a eleições porque o primeiro-ministro não quis uma investigação à sua situação”, disse.

André Ventura acusou Luis Montenegro de achar que “tinha um estatuto diferente” dos restantes líderes partidários e que “podia estar acima e não responder aos jornalistas nem aos partidos”.

“Eu acho que isso merece um cartão vermelho de quem leva a democracia a sério”, concluiu.

+ notícias: Política

Assembleia da República dissolvida na próxima quinta-feira

A Assembleia da República vai ser dissolvida formalmente na quinta-feira, dia 20, estando ainda prevista uma sessão plenária na próxima semana.

Atual presidente da Câmara da Trofa candidata-se como independente

O atual presidente da Câmara da Trofa, António Azevedo (PSD/CDS-PP), vai avançar com uma candidatura independente às próximas eleições autárquicas, anunciou o próprio em comunicado, após a concelhia local social-democrata ter preferido o também vereador Sérgio Araújo.

Rui Tavares, restantes deputados e Francisco Paupério entre os candidatos das primárias do Livre

Os quatro deputados da bancada do Livre, que inclui Rui Tavares, e o dirigente Francisco Paupério estão entre os candidatos no processo de primárias do partido, do qual vão sair as listas a apresentar nas eleições legislativas de maio.