Sindicato aponta para uma adesão de 100% na greve dos guardas prisionais

Sindicato aponta para uma adesão de 100% na greve dos guardas prisionais
| País
Porto Canal

A adesão à greve dos guardas prisionais, que começou hoje e vai prolongar-se por 12 dias, ronda os 100%, disse à agência Lusa o presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional, Jorge Alves.

Os guardas prisionais iniciaram hoje um novo período de greve de 12 dias devido ao impasse nas negociações com o Governo sobre o estatuto profissional, protesto que vai afetar, sobretudo, as visitas dos reclusos e o transporte para os tribunais.

"Apesar de ainda estarmos a recolher dados por todo o país, posso dizer que a adesão à greve ronda os 100%", adiantou Jorge Alves, declarando que "estão só funcionar os serviços mínimos".

De acordo com o sindicalista, a greve vai afetar bastante as visitas aos presos.

"Os reclusos não vão ter, infelizmente, visitas nos próximos 12 dias, por força de redução do efetivo. Não há também saídas para o exterior, a não ser que sejam saídas declaradas como urgência pelo médico e terão de ser transportados de ambulância e, quanto às idas ao tribunal, são efetuadas todas as diligências quando estiver em causa a liberdade do preso", explicou.

O presidente do Sindicato que convocou a greve disse também à Lusa que os guardas prisionais estão concentrados desde as 09:00 de hoje junto aos estabelecimentos prisionais do Porto, Coimbra, Lisboa e Faro.

Jorge Alves adiantou ainda que, até ao momento, o sindicato ainda não foi contactado pelo Ministério da Justiça.

A paralisação de 12 dias ocorre depois de dois períodos anteriores de greve, que registaram adesões acima dos 90 por cento, e de uma vigília, na semana passada, em frente ao Ministério da Justiça.

Em causa estão as negociações com o Governo sobre o estatuto profissional dos guardas prisionais, cuja conclusão tem vindo a ser adiada.

Segundo o sindicato, o estatuto profissional já devia estar concluído em março, mas o Ministério das Finanças quer agora iniciar um novo processo de negociações e ignorar as conversações mantidas com o Ministério da Justiça (tutela) há mais de um ano.

+ notícias: País

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.