Mogadouro congratula-se com elevação a cidade e destaca centralidade entre Sabor e Douro

Mogadouro congratula-se com elevação a cidade e destaca centralidade entre Sabor e Douro
Foto: CM Mogadouro
| Norte
Porto Canal/ Agências

O presidente da Câmara de Mogadouro, António Pimentel, congratulou-se esta quinta-feira com a elevação desta vila à categoria de cidade assumindo a sua centralidade no território entre os rios Sabor e Douro, no sul do distrito de Bragança.

“A elevação de Mogadouro à categoria marca a diferença de uma localidade que assume centralidade entre os rios Sabor e Douro porque que faz fronteira com seis concelhos do distrito de Bragança. Esta situação geográfica vai com certeza atrair investimento económico a este concelho”, vincou à Lusa o autarca social-democrata.

António Pimentel está convencido de que Mogadouro com o novo estatuto de cidade vai ganhar atratividade e vantagens sociais e económicas.

“Mogadouro, estando incluído no grupo de cidade de Portugal, vai ganhar mais competitividade e mais atividade, o que trará benefícios a médio e longo prazo à agora cidade”, frisou.

O autarca de Mogadouro referiu que a alteração da categoria territorial de Mogadouro não produzirá efeitos sobre a sua organização administrativa ou sobre a sua gestão autárquica, defendendo terá um impacto muito importante sobre a relevância simbólica do território, funcionando como um instrumento certificador da evolução urbana e da importância da história, da cultura e da dinâmica social da localidade.

A Assembleia da República aprovou esta quinta-feira na generalidade e por unanimidade a classificação de Mogadouro à categoria de cidade e de seis localidades na região Norte a vilas.

O documento apresentado em fevereiro pelo grupo parlamentar do PSD e CDS-PP foi aprovado com aplausos de todas as bancadas.

O projeto de lei foi analisado na especialidade pela Comissão de Poder Local e Coesão Territorial, órgão que confirmou os requisitos legais para a elevação de Mogadouro.

No documento, os deputados parlamentares referem que "facilmente se conclui pela verificação dos requisitos legais" para que Mogadouro seja elevada à categoria de cidade.

De acordo com a legislação, pode ser elevada à categoria de cidade, uma localidade que tiver mais de oito mil eleitores e pelo menos metade dos seguintes equipamentos: instalações hospitalares, farmácias, corporação de bombeiros, casa de espetáculos e centro cultural, museus e biblioteca, instalações de hotelaria, estabelecimento de ensino preparatório e secundário, estabelecimento de ensino pré-primário e infantários, transportes públicos e parques ou jardins públicos.

Mogadouro, freguesia e sede de concelho, tem uma área total de 760,65 quilómetros quadrados e 8.304 habilitantes, segundo os censos de 2021.

Mogadouro dista cerca de 85 quilómetros da capital de distrito, Bragança, e situa-se no nordeste transmontano, planalto mirandês e é limitado pelos concelhos de Vimioso, Miranda do Douro, Alfândega da Fé, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta, e pelos ajuntamentos ribeirinhos de Salamanca e Zamora (Espanha).

+ notícias: Norte

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.

PS de Gaia propõe repor apoio ao passe dos idosos e transmissão das reuniões de câmara

Os vereadores do PS em Gaia vão propor, numa reunião extraordinária a seu pedido, a reposição do apoio aos passes dos idosos e a transmissão 'online' das reuniões do executivo, segundo requerimentos a que a Lusa teve acesso.

Presidente da ULS Santo António no Porto julgado no Tribunal de Contas em abril

O presidente da Unidade Local de Saúde de Santo António, no Porto, e membros do conselho de administração vão ser julgados no Tribunal de Contas em abril por alegadas irregularidades na contratação de serviços, segundo página oficial do tribunal.