Festival de Cinema de Toronto tem início hoje com filmes portugueses no programa

| País
Porto Canal / Agências

Toronto, 04 set (Lusa) - Manoel de Oliveira, Pedro Costa e Gabriel Abrantes são alguns dos realizadores portugueses que terão filmes em exibição no Festival Internacional de Cinema de Toronto 2014 (TIFF), que tem hoje início.

A cinematografia nacional encontra-se representada nesta 39.ª edição do TIFF com cinco obras selecionadas para as diversas secções do festival canadiano, nomeadamente na Wavelengths.

Nesta secção serão exibidos os filmes de Pedro Costa "Cavalo Dinheiro", distinguido este ano no Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, com o prémio para o Melhor Realizador, e "Songs from the North", da realizadora coreana Soon-Mi Yoo, resultado de uma coprodução entre a Rosa Filmes e Haden Guest.

Além da distinção para melhor realização, Pedro Costa foi também distinguido em Locarno com uma menção especial do Prémio FICC/IFFS (Federação Internacional de Cineclubes).

"Songs from the North", da realizadora Soon-Mi Yoo, foi premiada na Suíça com o Leopardo de Melhor Primeira Obra.

Manoel de Oliveira também mostrará a sua nova curta-metragem, "O Velho do Restelo", na secção Wavelength Shorts, onde estarão igualmente o filme "Taprobana", de Gabriel Abrantes, que foi apresentado no Festival de Berlim, em fevereiro, e em França, em junho, e "As Figuras Gravadas na Faca com a Seiva das Bananeiras", de Joana Pimenta, que venceu o prémio Novo Talento Fnac, no IndieLisboa, em abril.

"Meio-campo", de Pedro Amorim, será exibido no festival no Programa Internacional de Curtas.

O Festival Internacional de Cinema de Toronto 2014 decorre até 14 de setembro.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

PSP e GNR vão fiscalizar uso do telemóvel na condução

A PSP e a GNR vão estar nos próximos oito dias na estrada a alertar os condutores para os riscos do uso do telemóvel a conduzir, numa operação de fiscalização e sensibilização, foi esta segunda-feira anunciado.

Ministério Público pede pelo menos nove anos de pena de prisão para Manuel Pinho

O Ministério Público (MP) pediu, esta segunda-feira, uma pena não inferior a nove anos de prisão para o ex-ministro da Economia Manuel Pinho no julgamento do caso EDP, no qual responde em tribunal por corrupção passiva, fraude e branqueamento.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.