Câmara de Gondomar aprova criação de nova Equipa de Intervenção Permanente

Câmara de Gondomar aprova criação de nova Equipa de Intervenção Permanente
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Gondomar aprovou em reunião do executivo a criação de uma nova Equipa de Intervenção Permanente (EIP) para os Bombeiros Voluntários de Valbom, que passa a ter três, anunciou o município.

Em comunicado, a autarquia do distrito do Porto revela que Gondomar dispõe de 11 EIP, sendo que a constituição desta será submetida à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) para formalização do protocolo.

O município já solicitou à ANEPC a criação de três outras novas equipas, destinadas aos Bombeiros Voluntários da Areosa-Rio Tinto, de Gondomar e de São Pedro da Cova.

Em janeiro deste ano, a autarquia aprovou a atribuição de uma verba anual de 1,3 milhões de euros para apoiar as cinco corporações de bombeiros voluntários do concelho, representando um aumento de 30% face a 2024. Desse montante, 540 mil euros foram especificamente destinados às EIP, lê-se no comunicado.

+ notícias: Norte

Autoridade Marítima alerta para "agravamento considerável" do estado do mar

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Marinha alertaram esta manhã para um “agravamento considerável” do estado do tempo, nomeadamente da agitação marítima, entre as 18h00 de desta sexta-feira e as 18h00 de sábado.

Câmara de Águeda projeta renaturalização do sapal do Marnel

A Câmara de Águeda vai avançar com um projeto para renaturalizar o sapal do Marnel, que sofreu degradação ambiental após a construção de uma ETAR, já desativada, anunciou o presidente da autarquia, Jorge Almeida.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.